/stop_watch_kotlin

O objetivo desse app, é conferir a dinâmica das activities, as falhas mais comuns nos apps e como corrigi-las, usando os métodos de ciclo de vida da activity.

Primary LanguageKotlin

StopWatch em Kotlin

O app StopWatch tem apenas uma activity. Seu layout contém uma exibição de texto para mostrar o tempo percorrido, um botão para iniciar o cronômetro,um botão que para o cronômetro, e um outro botão que faz reset.

StopWatch

O ciclo de vida de uma Activity

Quando o Android cria e destrói uma Activity, ela passa pelos estados de ativada, em execução e destruída. O estado principal de uma activity é em execução ou ativada. Uma activity está em execução, quando está no primeiro plano da tela, em foco e o usuário pode interagir com ela. A activity passa a maior parte da sua vida nesse estado. Uma activity começa a ser executada depois de ser ativada e, no fim da sua vida, é destruída.


Ao passar de ativada para destruída, a activity aciona métodos importantes do ciclo de vida: o onCreate( ) e o onDestroy( ). Esses métodos são herdados pela activity e podem ser substituídos. O método onCreate( ), é chamado logo depois da ativação da activity. Ele permite que você configure a activity e, por exemplo, chame o setContentView( ), informando ao Android qual o layout que a activity deve usar. O método onDestroy( ) é o último a ser chamado antes da destruição da activity. Uma activity pode ser destruída em diversas situações. Por exemplo, para ser finalizada, para ser recriada devido a uma mudança na configuração do dispositivo ou caso o Android tenha decidido destruí-la para liberar espaço.

O ciclo de vida: da criação à destruição

  1. A activity é ativada. O objeto activity é criado e seu construtor é executado.
  2. O método onCreate( ) é executado logo depois da ativação da activity. O código de iinicialização deve estar no método onCreate( ), pois esse método sempre é chamado depois da ativação da activity e antes da sua execução.
  3. Uma activity está em execução quando é visível no primeiro plano e o usuário pode interagir com ela. A activity passa a maior parte da vida nesse estado.
  4. O método onDestroy( ) é executado logo depois da destruição da activity. Ele permite a realização de ações de limpeza final, como a liberação de recursos.
  5. Depois da execução do método onDestroy( ), a activity é destruída e deixa de existir.

O ciclo de vida: a existência em primeiro plano

  1. A activity é ativada e os métodos onCreate() e onStart() são executados.
  2. O método onResume() é executado. Esse método é chamado quando a activity está prestes a aparecer em primeiro plano.
  3. O método onPause() é executado quando a activity sai do primeiro plano.
  4. Se a activity aparecer novamente em primeiro plano, o método onResume() será chamado.
  5. Se a activity deixar de ser visível para o usuário, o método onStop() será chamado.
  6. Se a activity ficar novamente visível para o usuário, os métodos onRestart(), onStart() e onResume() serão chamados sucessivamente.
  7. Por fim, a activity é destruída.