verbos não presentes no repositório
lucasrct opened this issue · 6 comments
Durante algumas análises, juntei alguns verbos que não constam ainda no MorphoBr, são eles:
priorizar
reaglutinar
desestimular
gestar
reconfigurar
credenciar
reaparelhar
pós-graduar (?)
repactuar
superfaturar
reinstaurar
acessar
monitorar
realocar
elencar
contra-argumentar (?)
operacionalizar
reapropriar
@leoalenc parece que todos os verbos são da primeira conjugação, já temos transdutor para geração das formas flexionadas a partir dos lemas para esta conjugação verbal?
https://www.conjugacao.com.br/verbos-da-primeira-conjugacao-terminados-em-ar/
Os casos com hífen foram destacados pelo @lucasrct porque, por um lado, são compostos e os prefixos pós-
e contra-
são bem regulares e produtivos. Como lidaremos com eles?
@arademaker e @lucasrct, de fato, todos são verbos da primeira conjugação, flexionando-se, portanto, de forma regular, com poucos ajustes necessários. por exemplo, num verbo como elencar, a consoante final do radical é alterada diante de vogais frontais: eu elenquei. Essa alteração ortográfica afeta diversos outros processos morfológicos: peruca e peruqueira.
É interessante que muitos desses verbos levantados pelo @lucasrct são derivados, por meio do processo produtivo da prefixação, de verbos que já constam do nosso recurso:
grep -Eh "(configurar|estimular|pactuar|aglutinar|apropriar|aparelhar)+V+INF$"
*.dict | awk '{print $2}' | sort | uniq
aglutinar+V+INF
aparelhar+V+INF
apropriar+V+INF
compactuar+V+INF
configurar+V+INF
contra-estimular+V+INF
contraestimular+V+INF
desaparelhar+V+INF
desapropriar+V+INF
estimular+V+INF
pactuar+V+INF
Entre 2013 e 2014, eu construí um transdutor capaz de fazer a conjugação de verbos. Isso até fez parte de um artigo que eu apresentei no Propor em São Carlos em 2014. Infelizmente, acho que me descuidei e esse arquivo ficou num velho Mac que deu pau no ano passado. Não estou encontrando um backup desses arquivos. Mas não seria difícil construir um conjugador para verbos regulares. Numa linguagem procedural, bastaria seguir os seguintes passos: número um: extrair Do recurso todas as formas do verbo comprar. Número dois: Para cada lema da lista de verbos novos, substituir o radical do verbo comprar pelo radical desse verbo. Número três: para cada lista de pares gerados pelo passo anterior, realizar os ajustes ortográficos necessários. Na primeira conjugação, parece que só são seguintes, se não estou esquecendo nada agora:
consoante c antes de vogal frontal vira qu
consoante g antes de vogal frontal vira gu
Procedimento análogo poderia ser aplicado aos verbos existentes no recurso para gerar as formas prefixadas. É preciso atentar para o fato de que, no novo acordo ortográfico, o hífen foi suprimido em determinados casos. Fiz alguma coisa parecida no meu artigo do STIL de 2015. É claro que isso vai causar um explosão no número de verbos. Uma alternativa talvez mais interessante seria construir um adivinhador de verbos sob a forma de um transdutor lexical. Mas, nesse caso, não teríamos mais o recurso como uma lista de pares.
Eu poderia fazer isso, mas não agora em julho nem no começo de agosto, Por conta de outros compromissos.
Durante algumas análises, juntei alguns verbos que não constam ainda no MorphoBr, são eles:
priorizar reaglutinar desestimular gestar reconfigurar credenciar reaparelhar pós-graduar (?) repactuar superfaturar reinstaurar acessar monitorar realocar elencar contra-argumentar (?) operacionalizar reapropriar
No commit 6da66b2 foram adicionados as formas geradas pelas regras de my-irules.tdl para esses verbos.
Vc incluiu ou não os dois casos com prefixo?
Vc incluiu ou não os dois casos com prefixo?
@arademaker, adicionei os dois, achei que seria a melhor opção pois já havia verbos com esses prefixos nos arquivos. Você acha melhor não incluir verbos com prefixos?
podemos deixar como foi feito, só queria que a decisão fosse corretamente documentada.