LR-POR/PorGram

clausal complements with the inflected infinitive

Closed this issue · 2 comments

Segundo Mateus et al. (1989, p. 270-279), diversas classes de verbos admitem um complemento oracional com verbo no infinitivo flexionado, como, por exemplo, os de atividade mental e os avaliativos de uso factivo :

Nós acreditamos termos sido enganados. (p. 272)
A Maria lamenta os amigos terem saído. (p. 273)

Esses verbos utilizam, alternativamente, outras estratégias de complementação, envolvendo o infinitivo não flexionado, o complementador que etc.:

Nós acreditamos que fomos enganados. (p. 272)
Nós acreditamos ter sido enganados. (p. 272)
A Maria lamenta que os amigos tenham saído. (p. 273)

No momento, a gramática somente analisa complementos oracionais introduzidos pelos complementadores que e se, conforme se trate de uma proposição ou de uma pergunta. Exemplos do arquivo test_sentences:

o cachorro perguntou se o gato late
o cachorro perguntou-se se o gato latiu
o cachorro declarou que o gato late
o cachorro quer que o gato lata

Tentei implementar exemplos com infinitivo flexionado, no entanto, ainda não obtive sucesso. Estas sentenças do conjunto test_sentences ainda não são analisadas:

95 o gato lamenta os cachorros terem ladrado 0 53
97 o gato lamenta os cachorros ladrarem 0 68

Esse tipo de construção envolve diferentes componentes do questionário de customização, combinando diferentes opções. A documentação, infelizmente, não é muito clara para mim.
Orações no infinitivo com sujeito expresso ou oculto (i.e., realizado por um pronome nulo) são importantes, dado o objetivo de analisar a Portuguese MRS Test Suite (versão em português europeu da http://moin.delph-in.net/wiki/MatrixMrsTestSuite), pois aí ocorre mais de uma vez:

541 Perseguir o gato está batido.
551 O gato perseguir o Bobi está batido.
921 O Bobi perseguir gatos incomodou o Atlas.
931 O Atlas ter perseguido gatos incomodou o Bobi.

Nesses exemplos, o verbo está na terceira pessoa do singular, que utiliza a mesma forma do infinitivo não flexionado. No entanto, se colocarmos os sujeitos do infinitivo no plural ou na segunda pessoal do singular, a flexão do infinitivo se manifesta:

Tu perseguires gatos incomodou o Atlas.
Os meninos terem perseguido gatos incomodou o Bobi.

Ressalte-se que o infinitivo flexionado não é incomum na variedade culta do português do Brasil, especialmente na linguagem escrita ou em registros mais formais.

Esta é a gramática citada, até hoje, na minha opinião, a melhor e mais completa exposição dos fenômenos gramaticais do português sob uma perspectiva formal gerativa:

MATEUS, M. H. M. et al. Gramática da língua portuguesa. 2. ed. Lisboa: Caminho, 1989.

Deve haver edição mais recente. No seguinte artigo, dialoguei com essa abordagem a partir da perspectiva da LFG, levando em conta, também, particularidades do português brasileiro:

ALENCAR, Leonel Figueiredo de. Complementos verbais oracionais: uma análise léxico-funcional. Lingua(gem), Santa Maria (RS), v. 1, n.1, p. 173-218, 2004.
https://www.researchgate.net/publication/353088836_Complementos_verbais_oracionais_uma_analise_lexico-funcional

Fechando a issue porque a questão central foi resolvida:

95 o gato lamenta os cachorros terem ladrado 1 352
97 o gato lamenta os cachorros ladrarem 1 158

Com o commit, reformulei manualmente a hierarquia de formas do infinitivo, de modo a analisar as construções com flexão opcional do infinitivo, conforme #48.