Exerício 1
Imagine-se um(a) promissor(a) cientista de dados júnior de uma empresa de mídia que trabalha com análise de dados da área do esporte. Pois, um Arquiteto de Dados (AD) pediu a sua ajuda, dado que o DBM faltou porque estava resfriado. A sua tarefa será analisar o diagrama entidade-relacionamento que o AD lhe passar e implementá-lo fisicamente, escrevendo os scripts e enviando para que veja se está correto e possa prosseguir lhe pedindo mais coisas – sim, o dia será cheio! Para tanto, observe a seguinte figura do DER:
- Criar os scripts e constraints para a criação dessa base utilizando a tecnologia SQL;
- Fazer uso do comando Insert e popular as tabelas. (10 registros são o suficiente)
Exercício 2:
Imagine-se um(a) promissor(a) cientista de dados júnior de uma empresa de mídia que trabalha com análise de dados da área do esporte. Pois, o arquiteto de dados lhe agradeceu pelo bom serviço prestado na criação das bases, já que o DBM faltou. Porém, lembrou-se de que não adianta ter tabelas se estas não possuírem dados, não é mesmo?! Então, pediu que você procurasse uma fonte de dados na internet mesmo e a usasse para povoar essas tabelas a fim de o pessoal começar a trabalhar. Portanto, acabou sobrando para você realizar tais pesquisas e depois inserir manualmente os dados na tabela. Lembre-se de que os dados devem ser preenchidos corretamente nas tabelas para que façam sentido.
Sua tarefa será, por meio da linguagem SQL:
- Criar uma query apresentanto os pilotos por equipe;
- Criar uma query que exibe a quantidade de pilotos por ano de nascimento, ordenando-os por este aspecto de forma ascendente – do ano mais antigo ao mais recente;
- Criar uma query que exibe o nome do piloto, o país de nascimento, nome da equipe, país da equipe, colocação final, nome do circuito e a data da realização da prova – lembre-se de utilizar o mesmo DER.