ab2l/ab2l-api

Devemos adicionar informações de desfecho do processo?

jtrecenti opened this issue · 1 comments

Uma parte importante dos dados que utilizamos para fazer análise estatística (jurimetria) é o desfecho dos processos. Por exemplo, se uma decisão foi favorável, desfavorável ou parcialmente favorável em primeira instância.

No entanto, infelizmente, o Direito não é tão simples. Pode ocorrer acordo, extinção sem resolução de mérito, prescrição, e várias outras coisas. Além disso, a decisão pode depender do tipo de processo.

A parte boa é que, pelo menos em teoria, o desfecho pode ser obtido via mineração de texto das movimentações. Ou seja, as receptoras não estariam perdendo dados ao receberem nesse padrão.

Por isso que fiquei na dúvida se deveríamos colocar isso no padrão ou não. Isso faz parte dos 10% que deveríamos deixar de fora?

@jtrecenti

Esse ponto pode ser tratado de diversas formas, como você comentou, através de classificações das movimentações ou da estruturação de campos para o resultado do processo.

No momento, no meu ponto talvez vista, talvez faça sentido trabalharmos em uma tabela de classificações de movimentações e identificarmos se existe um padrão para estes campos no corpo do processo.

Até identificarmos esse padrão e se faz sentido incluirmos no layout, as empresas podem trafegar as informações de classificação do processo dentro de dados complementares.