bolhaverso/conduta

Correções no tópico anti-harassment para assegurar imparcialidade 🙂

Closed this issue · 4 comments

No 1° tópico, "Política anti-harassment", há um ponto mencionando que "piadas" de determinados tipos não serão aceitas:

Piadas sexistas, machistas, misóginas ou discriminatórias, contra minorias, pessoas ou grupos não serão toleradas;


Gostaria de pontuar algumas questões:

Piadas sexistas, machistas

  • Desnecessário o uso do termo "machistas" após citar sexismo (pleonasmo).

misóginas

  • Piadas misândricas estão liberadas?

contra minorias

  • Quais os critérios para um grupo ser classificado como "minoria"? Piadas contra quem não atender tais critérios (maiorias?) estão liberadas?

Sugestão para resolver as questões acima, de forma a abordar todas as pessoas/grupos de forma imparcial:

Piadas sexistas, misóginas/misândricas, discriminatórias, contra qualquer pessoa ou grupo não serão toleradas.


Me disponho a fazer a PR se precisar, só queria discutir a questão primeiro para ver se deixei passar algo 😉

  1. O uso da palavra "misandria" não faz sentido nas nossas regras de conduta dentro do contexto dos grupos de tecnologia onde a maioria é homem hétero, não existe preconceito entre os iguais.

  2. O termo "machista" deve ser usado sim, milhares de mulheres são mortas todos os dias por seus companheiros que carregam esse conjunto de princípios que os leva a atitudes violentas que se enquadram em "machismo". Não usar o termo equivale a negar a existência desse fato.

  3. Sobre as minorias nós sabemos historicamente quem são, não há necessidade de estender esse tópico.

1 - fico feliz que no mundo paralelo em que você vive seja assim. No mundo real o que está havendo de homens feministas e brancos sendo genuinamente racistas com outros brancos (a título de exemplo) não está escrito. Mas a discriminação pelo visto só importa se for contra determinados grupos né?

2 - a atitude em si já está contida no primeiro termo. Da forma atual está tão redundante quanto "subir pra cima", "descer pra baixo" e etc. Mas outra possibilidade para não precisar remover tal termo seria coibir ambos os tipos de sexismo explicitamente:

Piadas machistas ou feministas, [..]

3 - na prática, "minoria" não passa de um termo usado para se referir à grupos que sejam de interesse político no momento. Não há porque ser seletivo quanto à que tipos de discriminação que não serão aceitas.

Em resumo: não há motivo válido para usar "dois pesos, duas medidas" como está hoje.

É triste ver o ambiente tóxico que a comunidade de TI nacional está se tornando. Depois de eventos com taxa de gênero/cotas sexistas (sob o pretexto insanamente sofista, sentimentalista e hipócrita de estar promovendo igualdade), agora um "CoC" que inibe certos tipos de discurso de ódio e deixa outros em aberto? (na prática "legalizando" estes, já que a pessoa não estaria violando regra nenhuma) Realmente triste isso, especialmente tendo em vista que não era assim (lembram do "esse grupo não tem regras, tenha bom senso se não quiser ser banido"?). 😪

Vou guardar com carinho as memórias da época que os grupos e eventos eram para todos (e continuar apoiando os que ainda são, claro).

Beleza, mas suas sugestões de alteração jamais passarão.