Biblioteca em PHP 5.5+ para leitura de arquivos de retorno de títulos de cobrança de bancos brasileiros.
O projeto utiliza Design Patterns para permitir a fácil extensão, para adição de novos padrões de arquivos de retorno.
A implementação do projeto para versões do PHP inferiores a 5.5 está obsoleta, não sendo recomendado seu uso. Tal versão também não é mais suportada. Se de qualquer maneira desejar utilizá-la, pode baixar os fontes na branch php53.
A documentação do projeto foi gerada com PhpDoc, que está incluído como dependência de desenvolvimento do projeto. Assim, para instalá-lo via composer, basta executar composer install
. Em seguida execute vendor/bin/phpdoc
para gerar a documentação em HTML. Toda a configuração para geração da documentação está definida no arquivo phpdoc.dist.xml.
A documentação das classes do projeto pode ser consultada online em http://manoelcampos.github.io/retorno-boletophp/doc/.
Diversos exemplos são disponibilizados com o projeto, podendo ser acessados a partir da branch exemplos. Para mais informações sobre o uso, acessa tal branch.
O projeto é disponibilizado "como está" e nenhuma garantia legal é fornecida. Nenhuma responsabilidade será atribuída ao desenvolvedor por danos e prejuízos que por ventura possam vir a ocorrer devido ao uso do projeto, ficando este completamente isento de qualquer responsabilidade.
Todo o processo de geração de boletos bancários e leitura de arquivos de retorno deve ser homologado junto ao banco conveniado para assegurar que está tudo ocorrendo conforme esperado. Mesmo existindo os padrões FEBRABAN CNAB240 E CNAB400, existem diferentes versões dos mesmos e alguns bancos podem utilizar certos campos do arquivo de retorno enquanto outros não. Por isso, é extremamente recomendável que o desenvolvedor, ou o cliente para qual está desenvolvendo o software, entre em contato com o banco para realizar o processo de homologação.
Use o projeto por sua conta e risco.
Dúvidas, acesse o fórum de discussão no Google Groups.
Os direitos sobre uso do projeto estão protegidos pela Licença MIT.