Monitoramento
Opened this issue · 7 comments
Resumo
O monitoramento da aplicação é algo muito importante. Como existem muitas ferramentas para isso, podemos já iniciar discussões nesse ponto. Além disso, o "o que monitorar" também é algo que pode ser discutido.
O @pabrrs já fez algumas sugestões, listadas abaixo:
Ferramentas
- Prometheus para coletar métricas
- Grafana para plotar
- PagerDuty para notificação caso algo esteja fora do normal
O que monitorar
-
Aplicação
- Quantidade de requests
- Status code
- Taxa de erro
- Latência
- Uso de cpu
- Uso de memória
-
Banco de dados
- Uso de cpu
- Memoria
- Disco
- Network
- Latência de queries
O Zabbix seria uma alternativa viável?
🎉
Outra sugestão seria usar o NewRelic, pois ele possui um plano gratuito e que oferece todas essas métricas citadas, com quase nenhuma configuração.
Precisariamos apenas na API, ter um arquivo newrelic.js
na raiz com a chave de autenticação no serviço do newrelic em núvem e então ele já começaria a reportar as métricas e plotar gráficos.
O que acham ?
Bom dia,
Não sei se cabe para a discussão, mas eu gosto de utilizar o amplify agent do nginx, por ser gratuito, e poder configurar diversos alertas e dashboards com várias métricas.
Mas não sei se seria interessante para o projeto em si, só tô levantando uma ferramenta que eu uso diariamente mesmo.
@mastercoks olhei a documentação e vi que ele parece ser bem completo.
Consegue explicar com mais detalhes o que conseguimos fazer usando o Amplify ?
Ah, se possível, coloca uns links legais para facilitar a referencia 😃
@mastercoks olhei a documentação e vi que ele parece ser bem completo.
Consegue explicar com mais detalhes o que conseguimos fazer usando o Amplify ?
Ah, se possível, coloca uns links legais para facilitar a referencia 😃
Boa noite,
Segue a documentação, em que explica todos os detalhes da aplicação, e informa todas as métricas que podem ser monitoradas.
Mas resumidamente, você instala o nginx no servidor, e habilita o amplify-agent para fornecer as informações, uma vez configurada, você tem acesso a diversas métricas, tanto de sistema quanto de requisições, entre muitas outras. Você consegue configurar diversos alertas em que caso seja atingido, ele irá automaticamente enviar um email te avisando sobre o mesmo.
O interessante é que você pode configurar diversos servidores, que apontem para o mesmo amplify, assim você tem tudo unificado.
Sem falar que você vai ter todos os benefícios de se utilizar o nginx (load balance, proxy, hosts virtuais, entre outros.
O melhor de tudo é que é 100% open source e gratuito!
Para mais informações, olhar o link que enviei, q é bem completo.
Parece ser bem poderoso @mastercoks 🎉
É possível ter um hosting em cloud desse serviço ? Ou então usar ele agregado com outro serviço de deploy ? Pergunto isso pois na issue #7 falamos sobre algumas possibilidades de fornecedores para usarmos como infra.
Talvez possamos usar outra tecnologia que não seja o nginx para ser o servidor. Pelo que tem se desdobrado nas discussões, queremos usar serviços auto-gerenciaveis, onde não precisaremos por a mão. Dessa forma, seria interessante conectar por exemplo o heroku com o amplify, se possível.
Parece ser bem poderoso @mastercoks
É possível ter um hosting em cloud desse serviço ? Ou então usar ele agregado com outro serviço de deploy ? Pergunto isso pois na issue #7 falamos sobre algumas possibilidades de fornecedores para usarmos como infra.Talvez possamos usar outra tecnologia que não seja o nginx para ser o servidor. Pelo que tem se desdobrado nas discussões, queremos usar serviços auto-gerenciaveis, onde não precisaremos por a mão. Dessa forma, seria interessante conectar por exemplo o heroku com o amplify, se possível.
Eu nunca fiz, por questão de estudos irei fazer uns testes e informo o retorno.
Mas pelo que eu vi, existe como instalar/configurar o nginx no heroku.
Outra coisa, como vamos utilizar Docker, vi na documentação que existe essa opção, porém nunca utilizei, e também irei estudar e testar.
Segue a link disso docker-nginx-amplify.