nandoflorestan/teclado-br

Sobrecarga dedo mindinho direito.

Closed this issue · 4 comments

Olá!

Antes de mais nada gostaria que saber se você é a mesma pessoa que mantinha o antigo site (que se não me engano chamava) tecladobrasileiro.com, onde tinha todas as informações necessárias sobre o teclado e suas funções e inclusive alguns programas para treinar e zás.

Se sim, quero que saiba que sou muito grato a sua pessoa, aprendi muito naquele site e fiquei meio desesperado quando ele saiu do ar, além disso admiro o seu esforço de criar e divulgar um layout melhor de teclado.

Pois bem, eu de fato utilizo seu layout brnativo desde alguns anos agora (para o ódio de todas que tentam usar o meu computador), o notei desde do começo um incomodo no dedo mindinho direito ao utilizar o teclado por muito tempo.

Isso acontece ao meu ver porque esse dedo não é somente responsável por letras demasiadas importantes como o P e o N (além do Z), mas também pelos acentos (´ ` ~ ^), pelas aspas simples e duplas, e pelo hífen. O que pelas minhas estimativas dão 9,59% dos meus cliques, é muita coisa para um dedo tão fraco. Porém não obstante esse valor bastante elavado, o dedo mindinho é também responsável pelas teclas mais importantes do teclado, as grandonas Enter, Backspace e Shift (Direito).

Não há muito o que fazer sobre as 3 ultimas teclas, mas não podemos aliviar a barra desse pobre dedinho trocando as letras P e N por letras menos utilizadas? Pelas minhas estimativas só o P e o N juntos correspondem a 6,87 % dos cliques, é muita coisa.

Não quero chegar de para-quedas em seu projeto e já dizer que precisamos mudar as coisas, só gostaria de abrir a discussão.

Não sou eu. Quem criou o Brasileiro Nativo foi o Ari Caldeira. Falo sobre ele aqui:

http://nando.oui.com.br/pages/teclado.html#brasileiro-nativo

Fiquei triste também com o desaparecimento do website dele. Tentei contactar o Ari, mas ele não responde. Finalmente, resolvi que o projeto andaria melhor no github.

Na verdade eu sou o cara que catalizou a criação do brdk (versão brasileira do Dvorak tradicional), através de um site pessoal ainda mais antigo. Juntei os interessados pela internet (alguns bem mais conhecedores do que eu) e fizemos os drivers. Só depois disso é que o Ari começou sua entusiasmada pesquisa e inventou o Brasileiro Nativo.

Pessoalmente não tenho muito interesse no Brasileiro Nativo, acho que o Dvorak é muito feliz e funciona bem com o português. Além do mais, escrevo bastante em inglês também.

Quanto ao mindinho direito, ele é especialmente onerado em todos os layouts. Acho que a saída para esse problema passaria por uma reformulação total das teclas (tipo Enter no indicador), e portanto está fora do escopo dos nossos esforços, não?

...Ou você consegue pensar numa solução? Você é livre para forkar o projeto e tentar... Boa sorte!

Sim, ele é muito onerado pelo modelo atual de teclado. E concordo que boa parte da culpa desse fato está fora do nosso escopo, mas ainda sim podemos aliviar um pouco de barra desse dedo se desejarmos.

Fico triste que a Ari tenha sumido, eu fiz e utilizo uma modificação de seu teclado, mas não acho que seria tão motivado ao ponto de criar meu própria fork de algo que é de tão pouco interesse para a maior parte das pessoas.

Bem, obrigado e boa sorte.

PS: Eu pessoalmente acho que o A no dedo mindinho esquerdo e o S no dedo mindinho direito um crime sem perdão que nunca me permitirá simpatizar com o DVORAK americano.

Não é "a Ari"... o nome dele é Aristides.

O interesse das pessoas tende a crescer, principalmente se se sente que há uma comunidade. O github me parece suficiente para isso.

Nota-se que você tem dificuldade com mindinhos. Certas opiniões nossas tendem a mudar com o tempo. O Dvorak tem U e I no indicador; as duas vogais menos usadas se equilibram bem com os outros dedos. O A no mindinho talvez tenha a ver com o fato de que você pode ajudar com uma leve rotação de pulso. Um pianista sabe que o mindinho também tem seu poder. O dedo mais fraco da mão não é o mindinho e sim o anular.

Haha, desculpe esse o "a", sempre erro gênero no datilografamento.

Um dia talvez, que tiver mais tento e estiver mais animado eu crio um fork do teclado.

Concordo apenas em parte com você a respeito do anular, a anular tem sim a movimentação e agilidade mais debilitada dos dedos, porém em questão de força e resistência supera o dedo mindinho que, além de tudo, é sobrecarregado com teclas além das alphanumericas. De qualquer forma as letras A e S são, respectivamente, a vogal e a consoante mais comuns da língua portuguesa, e deveria estar posicionadas em lugares melhores que o mindinho.

Mas enfim, é questão de gosto o DVORAK americano já é bastante melhor que o QWERTY para português.