portabilis/i-educar

Melhoria no fluxo de transferência de aluno(a)

Opened this issue · 3 comments

CONTEXTO:

Atualmente, ao realizar a transferência de um aluno(a) o sistema não realiza nenhuma ação de verificação/conferência relacionado a faltas e/ou notas, ocasionando muitos erros no fechamento do ano letivo, pois essa conferência é realizada de forma manual por pessoas e pessoas são suscetíveis a erro.

IMPLEMENTAÇÃO:

Uma ideia para resolver esse caso seria validar a data da tentativa de transferência informada e quando clicar no botão para continuar o sistema realizar a validação das faltas/notas com base na data informada, porém isso não é possível pois o i-Educar não armazena as notas de cada avaliação e sim o somatório ou média da etapa, sendo assim impossível identificar se todas as notas referente a uma etapa já estaria presente até a data da transferência.

Diante do exposto acima, eu sugiro que apresentasse uma modal após o usuário seguir com a transferência para que ele marcasse uma série de checklist, e esse checklist ser armazenado no banco para consulta futura, isso seria necessário até implementar a solução descrita acima, que vejo como a melhor opção.

@edersoares, vejo como ideal o i-Educar armazenar a nota de cada avaliação, como podemos fazer isso para que possamos evoluir o i-Educar ?

@msoares94 o i-Educar não é responsável por gerenciar as notas durante a etapa, essa funcionalidade é do i-Diário.

Para conseguirmos fazer o que você pontuou precisaríamos trazer as informações do i-Diário para cá. Temos planos futuros de termos uma solução apenas para a escola, mas ainda em passos embrionários.

Não vejo uma solução simples para este caso, mas estamos abertos a entender como poderíamos melhorar este fluxo. Hoje instruímos nossos clientes a serem criteriosos nos processos diários de lançamento de dados no dia a dia.

@edersoares entendi que a funcionalidade de lançar notas seja do i-Diário, porém não impede delas estarem presente no i-Educar via sincronização/envio de avaliações.

Com essas informações no i-Educar abre-se uma gama de oportunidades para confecção de relatórios relevantes para a escola.

Eu tenho uma solução customizada que busca essas notas do i-Diário e aplica no no banco do i-Educar para extrair algumas informações bem relevantes.

Podemos nos reunir para te mostrar e quem sabe flexibilizar isso ?

Me sugere alguma data com horário que possa participar de uma meet comigo.

netocx commented

Olá @edersoares e @msoares94 acho realmente necessário que o ieducar valide o lançamento de frequencia e notas para permitir transferência, penso que ao menos as etapas anteriores já fechadas deveriam ser exigidas. Precisamos considerar que as notas da etapa atual normalmente serão parciais, ao enviá-las num histórico, a escola que recebe o aluno entende como nota da etapa e não como parcial e assim o aluno fica com nota baixa.