ti-no-canada/imigracao-para-o-canada

[Relato/Experiência] [Work Permit/Permis de Travail - LMIA/EIMT - GTS/VTM] Wanderson Bruno

wandersonbruno opened this issue · 1 comments

Perfil

Nome: Wanderson Bruno

Idade: 37

Estado civil: Casado

Filhos?: Sim, 4 (16, 14, 8 e 4 anos)

Formação acadêmica: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Duração 2.5 anos, 2.228 horas aula.

Data de inicio (ou ano de inicio) do processo: 2019

Data de confirmação (ou ano de confirmação) de sucesso processo: 2020

Nome do processo de imigração/visto/programa: Work Permit/Permis de Travail - LMIA/EIMT - GTS/VTM

Redes Sociais

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/wandersonbruno/

Github: https://github.com/wandersonbruno

Fez CELPIP / IELTS ?

Não

Fez TEF?

Não

Como foi / Time Line?

Província: Québec
Job Offer: 24/05/2019
Entrada processo: 18/09/2020
Coleta bio: 11/01/2021
Pedido passaporte: 01/02/2021
Chegada ao 🇨🇦: 25/04/2021

Um pouco do processo

[05/2019] Participei de um evento chamado Montréal Tech Virtual Job Fair através da plataforma Seekube. O procedimento foi cadastrar o CV (em inglês e/ou francês) na plataforma e aguardar o invite de alguma empresa. Recebi dois ou três convites para entrevista, as entrevistas que fiz tiveram partes em inglês e partes em francês (detalhe, eu era ruim nos dois). Também fiz um teste técnico online. No final recebi uma Job Offer. Huhuhu!! Mas tinha uma condição, eu precisava atingir o nível B2 de francês.

[02/2020] Fiz um teste de francês semelhante ao TCF. Não era um teste desses oficiais, ele foi aplicado por uma escola de idiomas que tem parceria com a empresa. A melhor parte foi que eu consegui o B2!! Depois do teste aí sim veio a assinatura do contrato e preparação dos documentos. Tudo era festa!!

[03/2020] Pandemia, tudo paralisado e bem na semana que seria dada entrada no processo.

[09/2019] As coisas foram voltando a funcionar e foi possível então emitir o CAQ e o EIMT e dar entrada no processo. A empresa fez o CAQ e o EIMT e me passou os dados daí eu dei entrada no processo de visto online, fiz tudo sozinho e foi super tranquilo.

[01/2021] Fomos para São Paulo para fazer a coleta da biometria, apesar de ter um VAC em Brasília (Nossa cidade) não conseguimos vaga para fazer a coleta.

[02/2021] Recebemos o pedido dos passaportes, fizemos o envio e os recebemos de volta em uns 10 dias mais ou menos. Daí foi só acertar a data com a empresa e partiu Canadá!!

Relato da viagem

Docs

Documentos solicitados durante a viagem e na imigração:

  • Passaportes
  • Resultado PCR
  • Reserva Hotel (3 dias)
  • Contrato de trabalho
  • Carta do IRCC (Que vem junto com os passaportes)
  • ArriveCAN

Teste de Covid-19

Fizemos os testes no Sabin em Brasília na sexta 23/04 pela manhã, o resultado saiu em 1 hora, R$ 450 por exame com laudo em PT e EN.

Vôo

Pegamos o vôo da COPA de Brasília para Montréal com escala (de 11h44) no Panamá.
O dois vôos foram super tranquilos. A escala no Panamá foi show, todos muitos simpáticos e atenciosos. Seguimos a dica do pessoal aqui do grupo e ficamos na sala Global Lounge pagando o day pass, como somos 6 ficou $277 e valeu muito a pena. Destaque para compra das passagens, compramos com a Rafaella, que é uma pessoa super gente boa, o pessoal sempre indica ela aqui nos grupos, e ficou muito em conta pra nós, foram 3 classe executiva (2 bagagens 32kg cada) e 3 classe econômica (1 bagagem 23kg cada). tudo deu R$ 13k. Trouxemos 7 Caixas 50x50x50 e 2 40x40x40 mais um violão, um Ukulele, 3 mochilas e 4 malas de mão.

Chegada/Imigração

Chegamos às 1h30 da madrugada, o aeroporto estava bem vazio e o desembarque foi tranquilo, preenchemos a declaração e passamos pela imigração (tipo uma triagem), pediram os passaportes, cartas do IRCC, reserva do hotel para os 3 dias, os exames de Covid. Depois fomos para um segundo passo da imigração (imigração 1), pediram os mesmos docs mais o contrato de trabalho. O agente fez algumas perguntas (o que eu fazia no Brasil, o que eu vou fazer no Canadá, vai trabalhar onde, fazendo o quê e se eu tinha amigos que moram aqui e se são da mesma area que eu). O pessoal lá estava bem humorado e tava tudo tranquilo, fizeram brincadeiras e contaram piadas, demorou bastante pois éramos 6 e ainda deu um problema na impressão do permis de visitante do meu filho, no final fomos quase os últimos` a sair de lá, mas no final deu tudo certo.

Bagagens e teste Covid

Depois fomos pegar as bagagens (muitas), entregamos a declaração de chegada e depois partiu fazer mais um teste de Covid (esse bem mais tranquilo que o do Brasil). Fiz o agendamento online para agilizar os exames, mas não fez muita diferença pois fomos quase os últimos a sair da imigração. Confirmaram os nossos dados e depois na saída pegamos os kits pra fazer o segundo exame em casa.

Táxi

Saindo do aeroporto um taxista nos abordou e perguntou pra onde iriamos e já chamou mais dois táxis que já foram ajudando com as bagagens e partimos para o hotel, foram 3 táxis e deu mais ou menos uns 35 CAD cada. Chegando no hotel desembarcamos tudo e taxistas fizeram uma especie de recibo na recepção do hotel, não precisei pagar nada de transporte. Fiz o check-in, deixamos varias bagagens num deposito do próprio hotel e subimos para o quarto, isso já foi por volta das 4h15.

Hotel

Reservamos o hotel 2 dias antes da viagem. Olhamos varias opções mas o que ficou melhor pra nós foi o Embassy Suites by Hilton Montreal Airport cotado por 1,875.20 CAD. Escolhemos este pelo fato de ser um studio/apt/hotel e poder hospedar até 6 pessoas, daí ficamos todos num mesmo quarto. Um detalhe, aqui as 3 refeições completas são apenas para os adultos (menor de 18 anos, conta como criança e precisa pagar a parte as refeições, bem caro 80 CAD por criança/por dia, mas tbm tem a opção de pedir algo externo), os valores foram cobrados apenas no momento do check-in (pagamos com o cartão da conta global do banco BS2, trouxe apenas 260 CAD em espécie).

Uma mensagem final para quem estar no processo

Nunca deixe de acreditar, com planejamento e dedicação tudo é possível!

Bem explicado o relato, parabéns e muita saúde a todos!