/AnaliseNYC

Primary LanguageJupyter Notebook

Análise de dados NYC Taxi Trips

Autor: Lauro César de Oliveira Teixeira

Data: Belo Horizonte - 12 de Agosto de 2019

Versão: 1.0

Contato: Github - LinkedIn - Gmail

Introdução

Este trabalho tem como o objetivo fazer uma análise em cima de uma base dados sobre as viagens de táxi em Nova York no ano de 2009 a 2012. Todos os dados usados foram disponibilizados pela Data Sprints e estão sendo armazenados em buckets da Amazon para uma melhor disponibilidade, mas originalmente são derivados de fontes de dados abertas. Bases semelhantes podem ser encontradas no Keggle ou em sites como NYC.gov, um site governamental que disponibiliza algumas DGA’s (Dados Governamentais Abertas).

O intuito dessa análise é mostrar de forma bem simples a manipulação de bases de dados muito grandes, utilizando serviços da amazon para melhor processamento e linguagens como SQL e Python para consultar, manipular e criar visualizações gráficas de forma eficiente e simples.

As tecnologias usadas para a composição desta análise são:

E as bibliotecas utilizadas foram:

Ao decorrer da análise, todas as bibliotecas utilizadas serão explicadas com mais detalhes para que o leitor não sinta-se prejudicado por não entender o porque e como está sendo a implementação de cada parte do código.

Todo a análise foi estruturada utilizando Notebook Jupyter utilizando conexões públicas com o banco de dados da Amazon Redshift, e pode ser encontrada no nbviewer. Além de estar disponivel no arqui Analise.html do diretório atual.

Só é necessária a lida do arquivo para entender todo o estudo.

Referências externas como o código que faz o ETL das viagens, foram executados em uma máquina EC2 da Amazon, mas seu script está disponibilizado aqui como prod_etl_trip.py. Ele utiliza a uma conta de usuário diferente para ter acesso a comandos de insert, delete e update no banco de dados, por isso, não foi disponibilizada aqui.

Para a execução do script citado anteriormente, baixe o repositório e tenha o python3(3.6) e pip3 instaladas na máquina. Após fazer isso, utilize os seguintes comandos:

$ pip install -r requirements.txt

Agora só basta ajustar as variáveis de conexão da função get_connection e executar o seguinte script:

$ python3 prod_etl_trip.py

Caso haja interesse em fazer conexões para testar a base de dados da Amazon Redshift, a conexão com permissões para selecionar, estará disponível nos próximos 15 dias. Suas credenciais são:

  • host: redshift-cluster-nyc.cyy2ldnhnbji.us-east-2.redshift.amazonaws.com
  • user: analytics
  • database: analyze
  • port: 5439
  • password: wVRF2iWdqoEHX3EeFLwugh