/aeu1

Sistema para auxilio do processo de votacao da AEU

Primary LanguagePHP

Votação electronica

Introdução

Na Universidade Eduardo Mondlane, existe uma associação dos estudantes Universitários designada AEU-UEM. Tal instituíção foi criada para dar suporte aos estudantes em diversas situações. A associação é grande o suficiente para dar suporte aos estudantes de toda a Universidade Eduardo Mondlane, a maior Universidade do país. A associação abrange toda a Universidade e por essa razão precisa de Recursos humanos para o fazer da melhor forma possível. É perante este cenários onde se sentiu necessidade de melhor estruturar a organização, que é com base na eleição do presidente e consequentemento o presidente atribui confiança à membros de sua lista para cargos de confiança.

1.1. Contextualização

O que está em causa é o processo de eleição do presidente da AEU-UEM da forma mais transparente possível.

1.2. Objectivos

1.2.1. Objectivo geral

Propor um sistema para submissão de votos de forma electrónica.

1.2.2. Objectivo específico

• Analisar o atual sistema de submissão de votos; • Propor uma solução para submissão de votos de forma eletrónica; • Reduzir sigificativamente os custos e a falta de confiança durante o processo;

Apresetação do problema

Tal como foi descrito no ponto 1 (Introdução e objectivos), o trabalho em volta do processo de eleição do presidente da Associação dos estudantes Unisersitários da Universidade Eduardo Mondlane.

2.1 Descrição

Actualmente os votos são submetidos e econtados de forma manual Quando chega o dia de votar, a entidade responsável por moderar as eleições, têm a missão de criar condições para que os estudantes o façam. São espalhadas urnas para introdução dos formulários para votar em todas as faculdades, escolas ou departamentos, onde os estudantes precisam se aproximar, se identificarem e depois têm acesso ao formulário onde irão destacar o candidato desejado e iseri-lo na urna.

2.1.1. Vantagens

• O estudante apresenta o seu cartão de estudante durante o voto; •

2.1.2. Desvantagens

• Muitos votos falsificados; • O estudante precisa de tempo para suportar a fila, o que pode levá-lo a desistir; • Contagem dos votos feita manualmente, e consequentemente uma margem de erro maior; • Várias portas abertas para a corrupção; •  

Propostas de solução

O modelo proposto consiste em um sistema Web e USSD que permitirá efectuar a submissão dos votos durante a eleição.

4.1. Aplicação WEB

Nesta aplicação, as tarefas que serão automatizadas partem desde o registo da eleição, candidatos até ao processamento dos resultados finais em forma de números, gráficos e todos os meios interessantes possíveis garantindo a transparência no processo. Basicamento quem terá acesso à aplicação Web são membros da assembleia (A entidade da AEU responsável por moderar o processo das eleições). As funcionalidades serão as básicas necessárias, para garantir que não tenham privilégios desnecessários sobre o processo.

4.2. Aplicação USSD

4.2.1. Visão geral? (Overview) Esta aplicação é a interface entre os estudantes e a plataforma de votos, a partir da qual os estudantes poderão submeter os votos, consultar os candidatos e outras informações relevantes sobre o processo. Algumas funcionalidades desta aplicação só estarão disponíveis apenas na data de votação e no horário em que estará a decorrer.

4.2.2. Como funcionará?

A aplica,cão USSD funcionará da seguinte forma: Chegado o dia de votar, os estudantes acessarão as funcionalidades a partir de um menú após digitar o código USSD em seus telemóveis (tomemos com exemplo o código: 13276#), escolhendo o número correspondente à funcionalidade no menú terá acesso ao mesmo. Para a votação, cada número de celular irá votar apenas uma única vez, e depois só teraá acesso às demais funcionalidades relativas ao processo. Os contacto que cada estudante irá utilizar, será o mesmo que o informado no Sistema de Académica (SIGA) e associado ao seu número de estudante por questões de segurança.

4.3. Vantagens e desvantagens

4.3.1. Vantagens

• O estudante poderá votar a partir de qualquer ponto; • Sem custos para o estudante; • Redução significativa do número dos estudantes que não votavam; • Processamento automático dos votos; •

4.3.2. Desvantagens

• Celebração de contractos com as operadoras (Vodacom, tMcel e Movitel) para a utilização dos serviços USSD e SMS; • Enfrentar a burrocracia durante a bsuca de dados dos estudantes (número do estudante, contacto, estado e outros) a partir da API do SIGA; •