Materiais de Estudo

Repositório de recomendação de materiais da mentoria

Análise de Dados

Aprendizado de Máquina

Aprendizado Profundo

Aprendizado por Reforço

Ciência de Dados

Estatística

Ética & IA

Inteligência Artificial

Matemática

Se você já tem uma base boa do ensino médio:

Não adianta tentar aprender aspectos avançados se você não tem uma base razoável de matemática elementar. Se a notação matemática, operações com matrizes, composição e inversão de funções ou trigonometria, por exemplo, te causam desconforto, sugiro revisar as bases com uma série de livros chamada Fundamentos de Matemática Elementar. Uma outra opção é a Khan Academy. Discutimos alguns tópicos de matemática usando programação em uma série de lives no ano passado: Matemática Elementar para Computação.

Se você tem maturidade matemática e busca algo mais avançado, por exemplo, para entender deep learning, recomendamos este outro livro especifico para redes neurais, que dedica 4 capítulos à revisão de fundamentos matemáticos.

Processamento de Linguagem Natural

Programação

Além da base matemática, a base de computação também é muito importante. Quando a gente não tira um tempo pra entender como algumas coisas funcionam, pra experimentar e aprender com os erros em exemplos simples, tendemos a travar por muito mais tempo em casos mais complicados. E o pior, se o seu conhecimento for completamente disperso, você vai demorar mais para aprender coisas novas, porque não consegue relacioná-las ao que já conhece.

Recomendações:

SQL

Visualização de Dados


Como colocar em prática?

Uma outra grande necessidade apresentada foi construir um portfólio e ter orientações para projetos. Se este é o seu caso, recomendamos o seguinte:

i) Faça um brainstorming de ideias de projetos

Muita gente tem dificuldade em ter ideias de projetos. Se for o seu caso, tudo bem. Tente fazer esse exercício algumas vezes, sem colocar filtros nas suas ideias, simplesmente anote o que vier à sua cabeça. Em um outro momento, você poderá filtrar e editar as ideias que teve. Se sentir que ainda está difícil, pode ser devido à sua inexperiência com projetos do tipo. Neste caso, não é um problema você fazer projetos “guiado”, seguir tutoriais para implementar alguma coisa. O processo de fazer algo irá servir como estímulo para você ter ideias para seus próprios projetos. Temos dois vídeos que podem servir como pontos de partida para você:

ii) Priorize projetos de escopo pequeno

Todo mundo admira e quer fazer um mega projeto, mas que tal começarmos com pequenos passos até termos confiança para darmos passos maiores? Este é o segredo para você manter a motivação durante o trabalho e também para conseguir melhores resultados no futuro. Um “projetão”, que resolve um problema real, importante etc, só vai ser bem concretizado depois de você fazer alguns processos diversas vezes e compreender bem as partes que o compõe.

Aliás, você vai perceber que o tempo necessário para concretizar o seu projeto será maior que o estimado inicialmente. Este é um aprendizado para levar pro próximo.

iii) Tenha um compromisso consigo! Ou com outrem...

Não adianta ter uma ideia legal e um cronograma razoável se você não trabalhar. Haverá sempre alguma coisa para ocupar seu tempo. Sugerimos que sistematize um momento na sua rotina semanal para priorizar seu projeto. Às vezes, firmar um compromisso com outra pessoa pode te ajudar. Por exemplo, o constrangimento de não apresentar uma evolução na reunião seguinte da mentoria pode motivar algumas pessoas a trabalharem mais na véspera. Analise se este é o seu caso e se você dispõe de alguém que poderia lhe cobrar de vez em quando.