/CentralErros_AceleraDev

Este é o projeto prático da aceleração Python Stone da Codenation. O projeto consiste em um sistema para centralizar registros de erros de aplicações.

Primary LanguagePython

Projeto prático desenvolvido na aceleração Python Online da Codenation, com apoio da Stone

Centralizador de Erros - Backend (API)

Este projeto consiste de uma API RESTful para submissão de log de erros em um centralizador que deve concentrar os erros de diferentes aplicações e das diferentes camadas dessas aplicações.

Principais tecnologias

Replicação local

Clonando o repositório

$ git clone https://github.com/AlefCS/CentralErros_AceleraDev

Criação e ativação do ambiente virtual (opcional)

Esta parte é opcional, mas é recomendado que você utilize um ambiente virtual. Fica a cargo de cada um escolher o ambiente virtual de sua preferência. Aqui mostrarei como criar e preparar o ambiente virtual utilizado durante o desenvolvimento deste projeto (virtualenv). Primeiramente entre na pasta do projeto que acabou de ser clonado.

$ cd CentralErros_AceleraDev

Instale o virtualenv.

$ pip install virtualenv

Agora crie o ambiente virtual com o seguinte comando, lembrando de substituir <VENV_NAME> por um nome de sua escolha.

$ virtualenv <VENV_NAME> -p python3

Por fim, ative o ambiente virtual criado.

$ source <VENV_NAME>/bin/activate

Instalação dos pré-requisitos

$ pip install -r requirements.txt

Nota: os pacotes dj_database_url, psycopg2-binary, whitenoise e gunicorn apenas foram utilizados para realizar o deploy da aplicação. Sendo assim, caso queira, você pode removê-los do arquivo requirements.txt ou então desinstalá-los a qualquer momento.

Gerando chave secreta do Django

Abra o interpretador do python e use o script abaixo para gerar a chave do Django.

>>> from django.core.management.utils import get_random_secret_key
>>> print(get_random_secret_key())

Atualizando chave secreta do Django

Abra o arquivo settings.py que está dentro da pasta errors_center/. Procure a linha contendo SECRET_KEY = os.environ['DJANGO_SECRET_KEY'] e substitua por SECRET_KEY = "<GENERATED_SECRET_KEY>", em que <GENERATED_SECRET_KEY> é a chave que foi gerada no passo anterior.

Inicialização do banco de dados

$ python manage.py migrate

Criando super usuário

$ python manage.py createsuperuser

Após rodar esse comando será requisitado um nome de usuário, email (ex.: qualquer@coisa.serve) e senha. Preencha essas informações e o super usuário será criado. Este é um usuário com permissões de administrador. Com ele será possível criar outros usuários e ter acesso à interface de administração do Django.

Rodando a aplicação

python manage.py runserver

Pronto, agora a aplicação já está rodando e está pronta para uso. Você pode usar o super usuário criado no passo anterior para autenticação na API. Você pode acessar a interface de administração através da URL localhost:8000/admin.

Para acesso à documentação e ter mais informações sobre como utilizar a API acesse localhost:8000.

Nota 1: a documentação foi criada pensando na aplicação que está sendo hospedada no Heroku. Por isso, para acesso às funcionalidades do sistema que está rodando localmente você deve se lembrar de substituir acs-errorscenter.herokuapp.com por localhost:8000 sempre que for necessário.

Nota 2: o usuário/senha e token fornecidos na documentação funcionam para aplicação que está sendo hospedada no Heroku e não deve funcionar no sistema local. Localmente, utilize os usuários que você criou e seus respectivos tokens.

Deploy

Para demonstração da API, foi feito o deploy da mesma no Heroku e esta pode ser acessada clicando aqui.