/Design-Partten-in-Kotlin

Repositório para estudos sobre Design Patterns

Primary LanguageKotlin

Design-Pattern-In-Kotlin

Padrões de design, ou Design Patterns em inglês, são soluções típicas para problemas recorrentes que ocorrem durante o desenvolvimento de software. Eles representam as melhores práticas usadas por desenvolvedores para resolver problemas de projeto geral durante o desenvolvimento de software.

Esses padrões resolvem problemas de design em uma forma geral e reutilizável. Eles não representam um código final ou uma biblioteca que pode ser incluída no seu aplicativo, mas, sim, uma descrição de como resolver um problema que pode ser adaptada de acordo com a situação.

Padrões de design podem acelerar o processo de desenvolvimento, fornecendo teste e desenvolvimento robustos de ideias. Efetivamente, eles servem como um guia para comunicação entre designers.

Existem vários tipos de padrões de design, incluindo:

  1. Padrões de Criação: Tratam do processo de criação de objetos, tentando criar objetos de uma maneira adequada às situações. Exemplos incluem Singleton, Factory Method, Abstract Factory, Builder, Prototype.

  2. Padrões Estruturais: Lidam com a composição de classes e objetos para formar estruturas maiores. Exemplos incluem Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Facade, Flyweight, Proxy.

  3. Padrões Comportamentais: Eles são usados para comunicar entre objetos e as responsabilidades entre objetos. Exemplos incluem Chain of Responsibility, Command, Interpreter, Iterator, Mediator, Memento, Observer, State, Strategy, Template Method, Visitor.

Padrões de design não são soluções prontas para todos os problemas. Eles são modelos comprovados para resolver problemas específicos de design. É importante entender quando e como aplicar esses padrões para aproveitar ao máximo suas vantagens. Além disso, é fundamental estar ciente dos anti-padrões (padrões que parecem boas ideias, mas que são geralmente considerados ineficientes ou prejudiciais em prática) para evitar armadilhas de design.