/TCC-Gradua-o

Trabalho de Conclusão de curso de Graduação em Ciência da Computação - "IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO"

TCC-Gradua

Trabalho de Conclusão de curso de Graduação em Ciência da Computação - "IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO"

***RESUMO *** Instituições de ensino superior fecharam as portas de seus espaços físicos desde março de 2020, devido à pandemia de COVID-19, sendo forçadas a aderir emergencialmente a um modelo de ensino remoto para não trazer prejuízos para seus alunos. As mudanças, às pressas, nas rotinas acadêmicas e as novas formas de ensinar e aprender foram necessárias. Eventos acadêmicos como congressos, simpósios e até cerimônias de colação de grau, também migraram para a modalidade online, por meio de plataformas virtuais de videoconferência. Esta pesquisa se propõe a investigar o impacto do ensino remoto para discentes e docentes de instituições superiores de ensino do Brasil. Para tal, fez-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, usando-se de questionários para investigar a percepção de estudantes e professores de ensino superior, em como se deu a adaptação ao novo modelo de ensino durante a pandemia. Os resultados mostram que, de um modo geral, a maioria dos entrevistados nesta pesquisa teve acesso a computadores e internet durante as atividades remotas, sem problemas de exclusão digital; as maiores queixas sobre a dinâmica deste sistema de ensino à distância vieram dos professores, mas não necessariamente em relação a tecnologia propriamente dita - mas sim em relação a adotar às pressas um novo modo de ensinar, à falta de contato humano durante o ensino à distância, o fato de terem de custear alguns equipamentos do próprio bolso para trabalhar, além de diversos problemas não-relacionados a tecnologia (saúde mental, exaustão, ansiedade diante da incerteza e da ameaça de doença, perda de entes queridos, etc.) Quanto aos alunos entrevistados, a maioria não teve problemas de falta de acesso a tecnologia, e muitos gostaram do novo sistema, já que poderiam estudar de forma mais individualizada, nos seus próprios ritmos, com economia de tempo e dinheiro em deslocamentos, alimentação fora de casa, dentre outras razões. E os problemas relatados pelos alunos, em sua maioria, não foram relacionados à tecnologia, mas sim ao isolamento social e um cenário de ameaça de doença e perda de pessoas queridas. Palavras-chave: Informática e sociedade. Informática na educação. Ensino remoto. Pandemia. Covid-19.