Contribuitors: @fhtc1980
Este script foi desenvolvido com o propósito de monitorar a criação de novos repositório dentro da organização de forma global, além de de coletar informações importantes como:
-
Projetos criados recentemente
-
Projetos sem update com filtro de data personalizado
-
Projetos que nunca foram atualizados
-
Projetos que estão recebendo commits com filtro de data personalizado.
O script possui integração com envio de Email e SMS. fazendo o envio automatico de alertas para cada novo repositório dentro da organização ou para equipes de desenvolvimento específicas.
o Bitbucket, que é uma plataforma de hospedagem de repositórios de código Git, ele não possui uma função nativa que envie alertas automáticos quando novos repositórios são criados. O Bitbucket fornece recursos para notificar membros do repositório sobre atividades específicas, como push de código, pull requests e outros eventos, mas não possui uma funcionalidade nativa para notificar sobre a criação de novos repositórios em toda a instância.
No entanto, você pode criar um fluxo personalizado para receber notificações sobre a criação de novos repositórios usando outras ferramentas e integrações disponíveis. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
1. Webhooks Personalizados: Você pode configurar webhooks personalizados em sua instância do Bitbucket para monitorar eventos de criação de repositório. Quando um novo repositório é criado, o webhook pode ser acionado e enviar uma notificação para o sistema de mensagens ou serviço de alerta de sua escolha.
2. API do Bitbucket: Você pode usar a API do Bitbucket para criar um script ou aplicativo que verifica periodicamente a lista de repositórios em sua instância Bitbucket e detecta novos repositórios. Quando um novo repositório é detectado, o script pode enviar notificações para os interessados.
3. Integrações de Terceiros: Algumas ferramentas de integração de terceiros, como Zapier ou IFTTT, podem ser usadas para criar fluxos personalizados de notificação com base em eventos do Bitbucket, incluindo a criação de repositórios.
Why API's ?
Com o uso das API's conseguimos escrever códigos altamente customizaveis e também podemos adaptar a logica que será aplicada exatamente ao nosso cenário atual. Por exemplo..
Digamos que você quer monitorar apenas repoistórios de uma BU (Business Unit) ou Squad Especifica.
Então devemos setar a lista de projetos
em que essa squad ou BU trabalha.
A ideia deste script é facilitar a vida do time de Application Security na hora de fazer o monitoramento e avaliação de cobertura dentro dos repositórios da empresa.