/Automacao_Industrial

Parte lógica da automação de um sistema de motores - Projecto Iniciado em 2023

Primary LanguageC++

Automação Industrial

O Objectivo deste projecto é criar um sistema automatizado de controle de uma fábrica (projecto proposto por finalistas do Instituto Polietécnico Industrial de Luanda (ex IMIL - Makarenko). Aqui temos um botão que está conectado ao servidor flask e que envia sinais a ele que serão previamente convertidos em acções. PROJECTO AINDA EM DESENVOLVIMENTO

Funcionalidades

Após concluido corretamente, o sistema deverá ser capaz de:

  1. Ligar ou Desligar o ciclo de funcionamento do motor (ou qualquer que seja o dispositivo receptor)
  2. Permitir a entrada de sensores pra aprimorar a monitoração do funcionamento do Motor
  3. Forneçer uma interface gráfica simples, agradável e legível pra o operador

WebSite

Ainda em desenvolvimento, pra o aprimoramento de uma web page bem mais fluída e amigável. Esse site será responsável por atribuir aos usuários o controle total ou parcial do motor, bem como oferecer a possibilidade de monitoramento de dados atuais, registos de manuntençao, entre outros... Abaixo, verifique a página de accionamento do motor (ainda em desenvolvimento) Imagem do site

Maquete

Maquete pra exemplificar o sistema el]etrico, eletrônico e digital Maquete

Como usar?

O esquema de ligação será previamente fornecido.

Materiais Usados pra o projecto

ESP-WROOM-32

Imagem do ESP23 Esse é o cerebro do projecto! Ele é responsável por logar na rede wifi e reservar um endereço IP possibilitando assim a entrada de visitantes no site. Ele também é quem descodifica os comandos recebidos pela página web nele inbutido e passa os mesmos para o módulo relé. Tem capacidade também de realizar um monte de outras tarefas que poderão ser implementadas no futuro, como a recepção de sinais de sensores nele conectado.

Arduino Uno

Imagem do Arduino Uno Com uma boa medida e poder de processamento, o Arduino Uno poderia facilmente servir tbm como um dos cerebros! Mas no entanto, neste sistema, ele servirá apenas como fonte de alimentação do Módulo Relé cuja entrada é de 5v, algo que o ESP32 não seria capaz de suportar. Logo, nele serão ligados apenas o GND e VCC.

Módulo Relé de 4 Canais

Imagem do Modulo Rele Responsável por receber os sinais do ESP e passar ao receptor! A melhor parte deste componente é que ele pode comandar receptores trifásicos!!! Com suas portas NO, NC e COM, o módulo relé Tornou-se um fiel aliado pra a concretização deste projecto. Aqui usamos um de 4 Canais, mas de momento apenas 1 deles é realmente utilizado.

Jumpers

Imagem dos Jumpers Macho-Fêmea, Fêmea-Macho, Macho-Macho, epa sei lá eu... Eles são responsáveis por fazer a conexão cabelada entre os diferentes dispositivos deste sistema.

Placa de Ensaios

Imagem da Placa de Ensaios Placa em que alguns dos Jumpers serão conectados. Na real, pode nem usar se não quiser

Licença

Este projeto está licenciado sob a MIT License.