/traducao_como_jogar_go

Tradução do livro "How to Play Go: A Concise Introduction", por Richard Bozulich e James Davies, da editora Kiseido

Primary LanguageTeXOtherNOASSERTION

Tradução de "How to Play Go: A Concise Introduction", por Richard Bozulich e James Davies, da editora Kiseido


Buy Me A Coffee

Obrigado ao Richard Bozulich e à editora Kiseido por me permitirem traduzir este livro.

Àqueles que gostariam de construir mais material de Go, sintam-se à vontade para explorar este projeto como modelo, bom ou ruim; e também não hesitem em fazer perguntas!


Clique aqui para baixar o livro!

Links para comprar o livro:

Não consegui ainda colocar o livro disponível via Kindle diretamente. Mas você pode mandar para o Kindle o PDF disponível neste repositório, o que funciona muito melhor do que o esperado.

Outros links úteis:

Seguem algumas amostras abaixo:


Clique aqui para visualizar os metadados utilizados no Amazon Kindle Direct Publishing.


Índice


1. Links Úteis

Primeiramente, seguem os links para o livro original — por algum motivo não o encontrei listado na loja online da Kiseido —:

No livro, são citados links para recursos muito úteis para quem está começando. Para facilitar a referência, aqui estão eles — não se esqueça de utilizar a página de issues para sugestões de adições —:

2. Configurações do VS Code

Juntamente com este repositório, inclui-se algumas configurações do editor VS Code, pois é um editor que todos podem instalar e facilmente utilizar, além de ser um bom quebra-galho caso outros não funcionem — e uma maneira de padronizar o trabalho no projetinho.

Se você não gosta do VS Code — eu, particularmente, prefiro Vim —, sem problemas, é só ignorar a pasta .vscode.

Se você estiver utilizando VS Code, sugiro instalar a extensão LaTeX Workshop, que automatiza grande parte do que é necessário para projetos em LaTeX. Se vocês estivar utilizando sistemas com Shell disponível, há o script build.sh.

3. Transpilação das Referências

Se o software que você estiver utilizando não transpilá-las automaticamente, é possível simplesmente utilizar o comando de terminal:

bibtex <arquivo-tex-principal>.aux

Note que não se utiliza o nome do arquivo .bib. Para mais informações, veja esta resposta.

4. Inclusão de Diagramas de Go

4.1. Diagramas com o GoWrite2

O GoWrite2 é aparentemente o software predileto dos escritores de livros de Go, visto que é mais visual e integrado aos arquivos SGFs.

Primariamante, foi criado para exportar PDFs diretamente, fabricando-os a partir dos diagramas e comentários, mas há também a opção de utilizá-lo para exportar imagens vetoriais (EPS ou SVG) e inclui-las no livro LaTeX, sem pixelação. Todos essas facilidades fazem com o GoWrite2 seja o software fabricação de diagramas utilizado neste projeto.

4.2. Diagramas com o Pacote LaTeX igo

Por algum motivo, o pacote igo não parece mais diagramar tabuleiros e pedras sem distorções, o que inviabiliza seu uso neste projeto.

Para instalar o pacote igo manualmente, baixe-o e depois extraia todos os arquivos para o mesmo nível do arquivo principal. Também será preciso extrair todas as fontes para o nível principal — caso ainda haja dificuldades, veja esta pergunta no TeX StackExchange. Esse arquivos não poluirão o projeto nem o editor, dado que o .gitignore já foi configurado — e o VS Code também, pelo menos.

Uma vez instalado, é só seguir a documentação, dentro da pasta Documentacao/.

Caso você esteja utilizando a distribuição MiKTeX, nem sequer é preciso instalar o igo, ele já está incluído.

Há também o pacote psgo, mas é bem mais complicado e de difícil compilação.

5. Formatação de Margens com LaTeX

Eu recomendo utilizar o pacote geometry para cuidar das bordas e margens. Este link possui mais informações úteis, e o tópico também é discutido neste problema do projeto. Eu também salvei o diagrama na pasta de recursos para que a informação não se perca caso o artigo original seja removido.