Elaborado por Francico Foz
Olá!
Neste repositório você encontrará o projeto do meu artigo
A análise exploratória de dados é uma abordagem utilizada para se conhecer os dados a se trabalhar. A partir da limpeza, conhecimento das variáveis, resumos das principais características estatísticas e visualizações, pode-se responder algumas perguntas básicas e deixar o conjunto pronto para análises mais profundas.
Este projeto tem como objetivo principal realizar uma análise exploratória do conjunto de dados do sistema de bibliotecas de São Francisco.
Encontrei esse conjuntos inicialmente no Kaggle, mas estarei utilizando os dados do Portal de dados da cidade de São Francisco.
O conjunto de dados inclui aproximadamente 420.000 registros, com cada registro representando um usuário anônimo da biblioteca. As colunas individuais incluem estatísticas sobre o código de tipo e idade do usuário, o ano em que o usuário se registrou (somente desde 2003) e a intensidade com que o usuário tem utilizado o sistema de biblioteca (em termos de número de checkouts) desde o primeiro registro (Resumo extraído do Kaggle).
Vocês poderão acessar os dados utilizados nesta análise aqui.
- Quais são e qual a quantidade de usuários por tipo?
- Quais são e qual a quantidade de usuários por faixa etária?
- Quais são as bibliotecas e qual a quantidade de usuários por bibliotecas?
- Quantos empréstimos foram realizados? Por tipo de usuário e por biblioteca.
- Quantas renovações foram realizadas? Por tipo de usuário e por biblioteca.
- Quais são os tipos de recebimento de aviso? Qual a quantidade de usuários que preferem cada tipo? Quais são os tipos de usuários que preferem cada tipo?
- Como está distribuída a frequencia de usuários que fornecem endereço de email? Quem são os usuários que não fornecem?
- Qual a quantidade de usuários que não são de São Francisco?
- Qual a quantidade de usuários que não realizam empréstimos a mais de 1 ano?
- Qual a distribuição da quantidade média de empréstimos realizados por ano por tipo de usuário?
- Há uma correlação entre o número de empréstimos e de renovações?
A análise exploratória é uma fase importante e inicial em um projeto de ciência de dados. Com ela é possível entender melhor os dados para se responder alguns questionamentos e preparar eles para análises e questionamentos mais aprofundados.
Pude responder todos os questionamentos estabelecidos no início do projeto, entretanto a relação entre faixa etária e tipo de usuários ficou sem respostas, devido a sua falta de coerência.
Esta análise apenas deu o primeiro passo e fica aberto para outras pessoas estabelecerem novas perspectivas baseadas nesta.