Este repositório apresenta os materiais do workshop "Mapas Eleitorais com R", realizado no dia 19 de novembro de 2023, como parte da programação da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br 2023.
Os tutoriais estão disponíveis neste link e as bases de dados necessárias para as atividades estão neste link.
Em 2018, PT e PSL protagonizaram a disputa pela presidência. Como mostrou uma reportagem do site Pindograma, no Capão Redondo, a disputa para deputado reproduziu essa tendência. Porém, em Pinheiros, os mais votados saíram desse padrão: foram PSOL e Novo. Mapas eleitorais permitem investigar esse fenômeno.
O objetivo desse workshop é ensinar os participantes a trabalhar com dados espaciais no R a partir de informações eleitorais. Nele, vamos apresentar algumas características e cuidados especiais com esse tipo de dados, como associar os resultados eleitorais ao espaço (inclusive intramunicipais), e a produzir mapas.
R, RStudio, pacotes (tidyverse
e sf
).
Lucas Gelape é pesquisador de pós-doutorado no CEPESP FGV, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Atualmente, pesquisa temas relacionados a política local e geografia eleitoral. No jornalismo, trabalhou no G1 e no Volt Data Lab/Núcleo.
João V. Guedes-Neto é pesquisador de pós-doutorado no CEPESP FGV, doutor em Ciência Política pela Universidade de Pittsburgh. É especialista em psicologia política, investigando o comportamento dos eleitores, políticos e burocratas. Antes de retornar ao Brasil, foi professor na Kean University (Nova Jersey, EUA).
Marco Antonio Faganello é pesquisador, cientista de dados e pós-doutorando no CEPESP FGV, doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, pesquisa temas relacionados à eleições, partidos, direita e geografia eleitoral.