"Android Jetpack A carreira de desenvolvimento de Apps para Android está em ascensão, e além de saber criá-los, é importante aprender técnicas para deixá-los mais robustos, organizando melhor seu código. Durante a Formação Arquitetura Android, você aprenderá a organizar seu projeto utilizando os componentes ViewModel, Room e LiveData que fazem parte da base de um App considerando a arquitetura recomendada pela Google. Utilizaremos os Fragments para criar as telas com maior flexibilidade, passando pelo Navigation, que facilita a organização do fluxo de navegação do App. Você também aprenderá a utilizar o Data Binding, aprendendo a vincular os dados com a tela de uma maneira mais clara. Ao fim desta Formação, você conseguirá organizar os Apps de maneira otimizada.

  1. Arquitetura par apps Desenvolver um App robusto e de fácil manutenção não é uma tarefa fácil! Pensando nisso, os desenvolvedores do Android nos disponibilizou os Architecture Components. Cada componente tem sua função, mas a real diferença está na integração feita entre o Room, ViewModel e LiveData que são a base para criar uma arquitetura de Apps Android recomendada pela Google.

  2. Activity/Fragments É muito comum um App Android possuir diversas telas, porém, dependendo da maneira como é desenvolvimento, é difícil de reaproveitar o código vinculado às Activities. Com Fragments conseguimos reutilizar o código dos nossos layouts, permitindo que em apenas uma Activity, mais de um layout seja inserido, possibilitando implementações de diversos componentes comuns no Android e também da técnica de telas com múltiplos painéis." - Alura

Obs.: Este projeto utiliza API local, precisamos do executável Jar e do Java para obter os dados da API local. Lembre-se de usar o navegador e o Insomnia para testes da API durante o desenvolvimento.

Captura de tela 2023-12-02 155240 Captura de tela 2023-12-02 155305 Captura de tela 2023-12-02 155354 Captura de tela 2023-12-02 155421