O que veremos por aqui:
- Como criar e manipular repositórios em grupo usando github projects
- Como todos podem trabalhar no mesmo repositório separando por branchs
- Testes no Insomnia
- No github, criar uma nova conta APENAS para o projeto integrador, pois na hora que fizermos o deploy da aplicação, a conta precisará ser unicamente do projeto *para criação do projeto, usar esta documentação -> *.
- Feito o repositório vocês precisarão se adicionar como colaboradores deste projeto, para que todos consigam ter a permissão de manipular os códigos dentro desse repositório, de acordo com o passo a passo abaixo.
Na raiz do projeto clicar em settings
Depois em Colaborators
E depois em Add People, inserindo ou o email ou o nome de usuário das pessoas do grupo do projeto integrador. Depois do convite chequem no email de vocês para aceitar a solicitação.
Feito isso, TODOS os integrantes do grupo precisam clonar o repositório em sua máquina, na raiz do projeto clicando em clone
Selecionando o link do repositório
Abrindo um gitbash local em sua maquina, e usando o comando git clone o link do repositorio do seu projeto
Para que o projeto seja criado da maneira correta, é preciso já importar a pasta clonada para o Spring Tools suite, dessa forma garantimos que estamos trabalhando no mesmo projeto, e ficará mais facil na hora de subir as alterações para o github.
Após a iniciação do projeto, recomendamos que todos trabalhem com o esquema de branches, criando uma a cada Task do projeto integrador, para que todo código seja testado antes de ser incorporado na branch principal (main).
-
Para subir uma nova parte de trabalho, basta abrir um gitbash na pasta clonada do projeto, inserir os comandos git checkout -b nome-da-task e clicar em enter. Dessa forma você garante que a parte nova do código subirá para a branch no projeto, e não para a branch principal.
-
Em seguida fazer os comandos de adição de arquivos no git, com git add ., git commit -m 'mensagem de commit', e por ultimo git push origin nome-da-task.
-
Após isso, para o restante das pessoas no grupo, elas precisarão entrar na pasta clonada do projeto, abrir um gitbash, e digitar os comandos git fetch --all para que a branch criada pela outra pessoa seja reconhecida localmente, em seguida digitar git checkout nome-da-task e git pull origin nome-da-task. Assim todos vão conseguir testar o conteúdo da branch antes dela ser mergeada na branch principal.
ATENÇÃO: Não pule ou esqueça de nenhum passo acima, o git e github funcionam a partir de comandos e processos, e não seguir a risca pode gerar um conflito de informações. |
---|
- Por ultimo, e somente depois de testar todo o conteúdo da branch, apenas uma pessoa precisará incorporar o código da branch nome-da-task para a branch principal, dando o comando git checkout main e em seguida git pull origin nome-da-task ou mandar um pull request, diretamente pelo repositório no github.