/SenetGame

Senet Game- Made in C

Primary LanguageC

Senet

Metodologia

Este jogo foi feito como trabalho para a disciplina de "Laboratório de Técnicas de Programação" na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) durante o meu primeiro período de curso (Engenharia de Computação) no ano de 2019. Tal projeto foi de grande importância para me ajudar a consolidar os conceitos aprendidos em sala de aula, visto que, no momento da criação do código, eu me encontrava com uma grande dificuldade para progredir no desenvolvimento do game.

SenetGame

Jogo: A palavra Senet significa passagem, e este jogo simboliza a viagem para o mundo dos mortos. Assim, encontram-se representações de pessoas a jogar ao Senet contra um adversário ausente nos monumentos fúnebres. A ausência de adversário humano indicia a presença de Osíris, Deus do Além. O jogo é considerado o antepassado egípcio do Gamão e os tabuleiros mais antigos encontrados têm cerca de 5000 anos.

Objetivo

Trata-se de um jogo de corrida entre dois jogadores ao longo de um percurso de 30 casas. O objectivo é retirar em primeiro lugar todas as peças de jogo.

Informações

Número de Jogadores: Dois.

Tabuleiro: Formado por 30 casas, sendo divididas em 3 fileiras de 10 casas cada. As 10 primeiras casas são reservadas para os jogadores posicionarem suas peças, enquanto que as casas 15ª e 26ª-30ª são excepcionais.

Peças: São 10 peças no tabuleiro, sendo 5 de cada jogador.

Regras

Uso dos estiletes: Cada jogada consiste em lançar os quatro estiletes e movimentar uma peça de acordo com o resultado obtido no lançamento. Só se pode mover uma peça. A pontuação dos estiletes é a seguinte: Uma face plana para cima: 1. Duas faces planas para cima: 2 Três faces planas para cima: 3. Quatro faces planas para cima: 4. Nenhuma face plana para cima: 6. O jogo inicia-se com as dez peças em jogo, cinco de cada jogador colocadas de forma alternada na linha assinalada com a seta.

1. Os jogadores lançam alternadamente os estiletes até que um deles obtenha 1. Esse jogador fica com as peças posicionadas nas casas de numeração par. O mesmo jogador lança os estiletes e joga de novo. Se o lançamento for de 1, 4 ou 6, o jogador move uma das suas peças o correspondente número de casas e lança de novo os estiletes. Se o lançamento for de 2, 3 ou 5, o jogador move uma das suas peças o correspondente número de casas e passa a vez ao adversário. O segundo jogador lança os quatro estiletes e começa por mover a peça posicionada na casa 9. Depois disso qualquer peça pode ser movimentada.

2. O jogo continua com o primeiro jogador. Sempre que se tirar 1,4 ou 6 a vez mantém-se, quando sair 2 ou 3, a vez muda.

3. Quando uma peça cai numa casa ocupada por uma peça adversária, esta diz-se atacada e trocam de posição, indo a peça atacada para a casa de proveniência da peça atacante.

4. Cada casa só pode conter uma peça.

5. Duas peças do mesmo jogador em casas consecutivas, protegem-se mutuamente, não podendo ser atacadas, o adversário não pode ocupar nenhuma delas.

6. Se um jogador não tiver nenhuma jogada permitida, a vez passa para o adversário. O jogador só pode movimentar as suas peças.

7. Se uma peça calhar sobre a casa 27 vai imediatamente para a casa 15. Se esta casa estiver ocupada, então a peça que calhou na casa 27 deve ser retirada do tabuleiro, devendo reentrar a partir do início do percurso. Isto é, a peça reentra na casa indicada pelos números dos dados.

8. As casas 26, 28 e 29 são seguras, não podendo ser atacadas.

9. A peça que chegar na casa 30 sai do tabuleiro, desde que o jogador não tenha peças na primeira fileira do tabuleiro. Senão a peça fica naquela posição esperando e pode ser atacada.