Sistemas Embarcados 2022.1

1. Instituição

  • Instituto Federal da Paraíba - IFPB
  • Campus Campina Grande

2. Docente

3. Grupo

4. Descrição do projeto

Nesse projeto foi desenvolvido um protótipo que foi planejado para automatizar residências por meio de um microcontrolador (ESP32), integrando funcionalidades que agregam o dia a dia do utilizador. Como por exemplo, acender ou apagar luz, por meio de sensor de presença, sensor de luminosidade e etc. Essas funcionalidades estarão integradas a uma comunicação com o utilizador via telegram.

5. Objetivos

5.1. Geral

  • O objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de um protótipo que automatize as luzes de uma residencia, com uso de sensores, trazendo mais conforto e praticidade para o utilizador.

5.2. Específicos

  • Criar um prototipo que seja capaz de automatizar as luzes de uma residencia, com uso de sensores de presença e luminosidade, e realizar comunicação com o utilizador por meio de mensagens via TELEGRAM.

6. Resumo dos Resultados

  • Realizamos todas as funções apresentadas no projeto, como utilizar os sensores de luminosidade e de presença para avisar quando a luz estava apagada ou ligada, também ligar e desligar as luzes para uma casa automatizada. Também implementamos a ligação do ESP com o Telegram