/rabbitmq-net

Repositório para praticar conhecimentos acerca do message broker RabbitMQ

Primary LanguageC#MIT LicenseMIT

rabbitmq-net

Repositório para praticar conhecimentos acerca do message broker RabbitMQ.

Resumo sobre os papéis na mensageria utilizando RabbitMQ

  • Ator: qualquer parte do código, podendo ser um serviço ou um sistema inteiro, capaz de realizar uma operação.

  • Producer: um producer/publisher é um ator que publica uma mensagem no message broker. Embora possa se ter o ímpeto de pensar: "é quem publica uma mensagem na fila", na prática existe um intermediador, que é a exchage, sendo o seu papel no fluxo de validar essa informação. Portanto: alguém que está tentando publicar uma mensagem no message broker.

  • Consumer: é um ator que consume mensagens de uma ou mais filas. Representa quem realiza o processamento de uma mensagem que está na fila.

  • Virtual host: ambiente isolado dentro de uma instância do RabbitMQ. Nele temos usuários e funções, e todos os objetos como: filas, exchanges, e suas ligações ou binds. Cada virtual host é isolado dos demais.

  • Mensagem: objeto que tem o propósito de chegar a uma ou mais filas para assim ser processada (s). Uma mensagem AMQP consiste em um envelope, nesse envelope temos headers (semelhantes aos headers http) e payload (o corpo efetivo da mensagem).

    • Os cabeçalhos são úteis para diversas finalidades, inclusive de roteamento. Alguns tipos de exchange usam esses cabeçalhos em conjunto com os binds para decidir em qual ou quais filas uma mensagem deve ser enviada. Os cabeçalhos também são muito úteis e podem te ajudar a entender o tipo da mensagem (formato de encoding, etc).
  • Exchange: é um objeto programável de roteamento. Isso quer dizer, que pode definir um conjunto de regras de roteamento. Essas regras podem fazer uma mensagem ir direto para uma fila, ou mesmo ser distribuída em diversas filas ou em outros casos ser descartada. Um publisher, sempre envia mensagem para uma exchange. No RabbitMQ, não existe envio de mensagem direto para filas.

Tipos de exchanges:

- Direct
- Fanout
- Topic
- Headers
  • Filas: objetos internos do RabbitMQ que armazenam mensagens e gerenciam sua distribuição para os consumidores. É a partir delas que as mensagens são consumidas.

    • Um tipo de fila muito comum, são filas dinâmicas, criadas por um consumidor.
  • Filas nomeadas: possuem um nome pré-definido. São filas que possuem "CPF", o nome dela tem relevância para sua implantação.

  • Filas anônimas: são filas criadas dinamicamente por demanda. Ao criar uma fila anônima, seu provider AMQP recebe no código o nome da fila, criado dinamicamente pelo RabbitMQ.

  • Durável ou não durável: Determina se a fila persiste entre restarts do RabbitMQ.

  • Exclusiva ou não exclusiva: somente 1 consumidos poderá consumir a fila, e quando o consumidor cair a fila será deletada.

Desconexão com RabbitMQ - API Guide

Para desconectar, basta fechar o canal e a conexão:

channel.Close();
conn.Close();

Realizar o dispose dos objetos de um canal e conexão não são suficientes, eles devem ser feachados explicitamente com os métodos de API do exemplo acima.

Exemplo

Neste repositório foi desenvolvido o esquema representado abaixo:

sample-worker-rabbit-mq

Note que existe uma fila de aguardo com time to live definido, o exchange para essa fila é a fila de consumo que possui a implementação de uma política de resiliência de retentativa e, um contador para máximo de reprocessamento. Por fim, é enviado a uma fila de DeadLetter, que por sua vez pode ser processada como inspeção manual.