/PROJETO-03-WEB3.0-VUE

Esta aplicação foi construida em Vue JS, utilizando a plataforma Vitets que é um bundler, onde consegue usar compiladores e frameworks direto da caixa, além da criação de hot module e replacement dentro do Projeto. O Vue JS será estruturada de aplicações que são constituídas de componentes criados com a sintaxe HTML, CSS e Javascript .

Primary LanguageVue

DESAFIO WEB 3.0 STACKX

Trago-lhe aqui três Projetos que faz parte do Módulo Web 3.0 do curso para Desenvolvedor Full Stack da Editech StackX. O conceito destas aplicações, serão três Single Page Aplication, aplicadas em React,Angular,Vue.js. Cada uma foi estruturada dentro de suas particularidades e seus conceitos utilizados conforme a demanda dos Frameworks, Bibliotecas e Linguagens manuseadas.A intenção da construção destes Projetos será uma lista com as tecnologias a qual tem experiência, onde será feito um array no HTML e a inserção de um map para listar. Ao clicar no botão de linguagem o texto de apresentação ”Olá meu nome....” mudará para a linguagem selecionada. O botão de linguagem deve ser um componente onde passará 3 propriedades: Título, ícone e o click dele. Estarei apresentando aqui o terceiro Projeto feito em Vue.


Entendendo sobre o conceito Vue

Vue (pronuncia-se /vjuː/, como view, em inglês) é um framework progressivo para a construção de interfaces de usuário. Ao contrário de outros frameworks monolíticos, Vue foi projetado desde sua concepção para ser adotável incrementalmente. A biblioteca principal é focada exclusivamente na camada visual (view layer), sendo fácil adotar e integrar com outras bibliotecas ou projetos existentes. Por outro lado, Vue também é perfeitamente capaz de dar poder a sofisticadas Single-Page Applications quando usado em conjunto com ferramentas modernas e bibliotecas de apoio.

Desafio 03 Vue

Esta aplicação foi construida em Vue JS, utilizando a plataforma Vitets que é um bundler, onde consegue usar compiladores e frameworks direto da caixa, além da criação de hot module e replacement dentro do Projeto. O Vue JS será estruturada de aplicações que são constituídas de componentes criados com a sintaxe HTML, CSS e Javascript em um único arquivo vue, que facilita o isolamento e a manutenção de funcionalidades. Cada componente constitui um escopo isolado dos demais, tanto em lógica quantos nos estilos. A renderização dos dados é feita baseada em um virtual DOM que é atualizada apenas quando os dados de um componente são alterados, aumentando o desempenho e descartando atualizações desnecessárias.




Passo a Passo da contrução do Projeto

Instalando o npm no Sistema Operacional

  • npm install --global é uma ferramenta de linha de comando que ajuda a interagir com plataformas online, com navegadores e servidores.

Instalando o CLI da Vue

  • yarn global add @vue/cli, fornece uma lista de configurações do Esboço que podemos usar, para facilitar a criação de aplicações com Vue. Estes conceitos permitem configurar ferramentas como: TypeScript, Linting, Testes e Vue-Router.

Criando o Projeto Vue

  • vue create, instalará configurações e pacotes necessários para a execução do Programa, como também poderá funcionar como uma estrutura de aplicativo Web, capaz de alimentar funcionalidades avançadas de uma única página.

Abrir o Projeto no Terminal

  • code ., Aplicar este comando no PowerShell para ter acesso ao Projeto no VsCode.

Atualizar a Package

  • npm update -g @vue/cli., Irá atualizar todas as páginas, pacotes, dependências, configurações existente no Projeto.

Efetuar o Projeto no servidor

  • yarn serve ., Irá abrir o Projeto no navegador, ele rodará na porta local http://localhost:8080/ , sendo o endereço principal para sua navegação.

Instalação do PostCSS

  • yarn add -dev tailwindcss postcss autoprefixer vite, verifica todos os arquivos HTML, components, JavaScript e quaisquer outros modelos para nomes de classe, gerando os estilos correspondentes e em seguida gravando um arquivo css estático.

Instalando Tailwindcss init

  • npx tailwindcss init, irá formar um arquivo de configuração do Tailwind, além de obter a estrutura css do utilitário, se concentrando na funcionalidade do item que está sendo utilizado.

Instalação da Vuex

  • npm install vuex @next --save, será um padrão de gerenciamento de estado + biblioteca para aplicações Vue.JS, servindo como store centralizado para todos os componentes em uma aplicabilidade com regras, garantindo que o estado só possa ser multado de forma previsível.

Entendendo o conceito de Babel

  • Babel.config é um transpilador JavaScript, com um código ES2015, que é a versão atual de JavaScript, deve utilizar o transpilador para converter o código novo e gerar, assim, um novo código em ES5, que é uma versão antiga do JavaScript. Essa mudança de código torna-o compreensível para o navegador, permitindo a continuidade dos trabalhos. Entre as suas vantagens estão: ter código aberto e ser multiplataforma; permitindo assim o acesso fácil de todo desenvolvedor que precisa fazer essa alteração.