Pensando em escalabilidade e pensando também em trabalhar com eventos, temos o Paradigma Reativo, entender como ele se comporta fará com que você não gaste tanto recursos, Tanto horizontal quanto vertifical, o foco seria como trabalhar melhor seu processador.
Quando pensamos em um grande número de requisição, fica interessante a abordagem, nesse peque código, você verá duas palavras, Mono e Flux, em poucas palavras, sabendo o comportamento desse padadgima, o mono trabalharia com uma "Coisa", O flux já trabalharia com mais de uma "Coisa".
Aí seria apenas o básico, mas se você olhar por outros olhos, saberá que você poderá colocar em seu sistema, Uma vez que sabemos que precisamos usar bem nossos recursos.
A parada da reatividade é isso, foco em algo, e fico observando, sendo notificado, é algo como um tipo de assinatura, Você não precisa ir olhar toda vez, você tendo a assinatura, assim que chega algo, é feito o processo de reatividade para outros componentes, No caso você terá que saber como lidar com isso, com certeza nesse pequeno código não mostra isso, Mas mostra o mínimo para você entender esse paradgma.
Estarei atualizando esse pequeno projeto para iniciar a aventura dos eventos, ele não está finalizado.