Reprograma – Semana 3

Conteúdo

  • Função
  • Escopo
  • Estrutura Condicional ( If, else e Switch)

Função

Uma função é um procedimento de JavaScript que contêm um conjunto de instruções que executa uma tarefa ou calcula um valor. Para usar uma função é preciso defini-la em algum lugar no escopo em que você queira chamá-la.

Declarando uma função

Na definição da função é preciso usar a palavra chave function, seguido por :

  • Nome da função.

  • Lista de argumentos para a função, entre parênteses e separados por vírgulas.

  • Declarações JavaScript que definem a função, entre chaves {}.

Exemplo :

function square(numero) { return numero * numero; }

A função square recebe um argumento chamado numero. A função consiste em uma instrução que indica para retornar o argumento da função (isto é, numero) multiplicado por si mesmo. A declaração especifica o valor retornado pela função.

Chamando funções

A definição de uma função não a executa. Definir a função é simplesmente nomear a função e especificar o que fazer quando a função é chamada. Chamar a função executa realmente as ações especificadas com os parâmetros indicados.

Escopo da função

As variáveis que são definidas no interior de uma função não podem ser acessadas de nenhum outro lugar fora da função, porque a variável está definida apenas no escopo da função. Porém, uma função pode acessar todas as variáveis e funções definidas fora do escopo onde ela está definida.

Condicionais

Em qualquer linguagem de programação, o código precisa tomar decisões e realizar ações de acordo, dependendo de diferentes entradas.

Declarações if ... else"

O tipo mais comum de declaração condicional usada em javascript é if else.

Sintaxe básica if ... else

Veja a sintaxe básica do if else no pseudocódigo:

if (condicao_) { codigo para executar caso a condição seja verdadeira } else senão, executar este código }

Aqui nós temos:

  1. A palavra reservada if seguida de um par de parênteses.
  2. Um teste condicional, localizado dentro dos parênteses (normalmente "este valor é maior que esse", ou "este valor existe"). Esta condição pode fazer uso dos operadores de comparação que discutimos no último módulo, e podem retornar true ou false.
  3. Um par de chaves, e dentro dele temos código — pode ser qualquer código que queiramos, e só vai ser executado se o teste condicional retornar true.
  4. A palavra reservada else.
  5. Outro par de chaves, dentro dele temos mais um pouco de código — pode ser qualquer código que queiramos, e só vai executar se o teste condicional retornar um valor diferente de true, neste caso not true ou false.

É preciso saber que NÃO é obrigado a colocar a palavra reservada ELSE e o segundo bloco de par de chaves.

Instruções switch

A instrução switch tomam uma única expressão ou valor como entrada e, em seguida, examinam várias opções até encontrarem um que corresponda a esse valor, executando o código correspondente que o acompanha.

switch (expression) { case choice1: run this code break; case choice2: run this code instead break; // include as many cases as you like default: actually, just run this code }

Aqui nós temos:

  1. A palavra-chave switch, seguido por um par de parênteses.
  2. Uma expressão ou valor dentro dos parênteses.
  3. A palavra-chave case , seguido por uma escolha que a expressão / valor poderia ser, seguido por dois pontos.
  4. Algum código para ser executado se a escolha corresponder à expressão.
  5. Uma instrução break , seguido de um ponto e vírgula. Se a opção anterior corresponder à expressão / valor, o navegador interromperá a execução do bloco de código aqui e passará para qualquer código que aparecer abaixo da instrução switch.
  6. Como muitos outros casos (marcadores 3 a 5) que você quiser.
  7. A palavra-chave default, seguido por exatamente o mesmo padrão de código de um dos casos (marcadores 3 a 5), exceto que o default não tem escolha após ele, e você não precisa da instrução break, pois não há nada para executar depois disso o bloco de qualquer maneira. Esta é a opção padrão que é executada se nenhuma das opções corresponder.