A Fórmula 1 é uma modalidade de automobilismo que promove um campeonato mundial anual, bastante popular, desde 1950. Cada corrida é conhecida como Grande Prêmio de Fórmula 1 , seguido do nome do país em que a prova se realiza. As corridas acontecem em autódromos e em alguns circuitos de rua da Europa, da Ásia, da Oceania e da América.
Acontece através de equipes e para cada uma é permitida apresentar dois carros por corrida e seus respectivos pilotos. Os carros, fornecidos por seus construtores (entidades corporativas que projetam peças-chaves dos carros que pretendem competir/competiram). Vencer o seu companheiro de equipe é considerado um marco de sucesso, uma vez que ele é o outro único piloto com um maquinário igual ao seu, de igual performance.
Ocorrendo durante um final de semana inteiro, o primeiro dia se trata de duas sessões de treinamento de 90 minutos cada, depois reduzida para apenas uma sessão de 60 minutos no segundo dia, seguida das qualificatórias - que contempla voltas cronometradas, direcionadas para determinar em que ordem sairão os carros na linha de partida. No domingo acontece a corrida num período de duas horas, na qual cada piloto e construtora acumula pontos de acordo com suas ordens de chegada.
Na modalidade, nem sempre o desempenho dos carros na pista é que determinará quem vencerá uma corrida. Por muitas vezes, o pit stop é o fator decisivo para indicar quem ficará no topo do pódio. Os Pit stops são paradas que ocorrem para abastecimento e troca de pneus. Porém, ao longo da história da Fórmula 1, as regras de pit stop mudaram, nesse sentido o reabastecimento de combustível já não é mais permitido. Agora, os pilotos podem, apenas, trocar pneus.
Diante da base de dados observada através do Diagrama de entidade-relacionamento abaixo, perguntas foram realizadas, priorizando três temáticas a respeito da Fórmula 1 e organizadas em seus respectivos painéis:
- Quem foi o melhor piloto de todos os tempos
- A participação do Brasil
- Estatisticas relevantes