/ExerciciosDeLogica

Exercícios de lógica de programação.

Primary LanguageC#

ExerciciosDeLogica

Exercícios de lógica de programação.

Este artigo apresenta 30 enunciados de exercícios de algoritmo envolvendo matrizes. Podendo ser desenvolvidos na linguagem de programação com a qual o leitor tenha mais facilidade.

Exercícios encontrados no Blog => https://balta.io/blog/pratique-algoritmo-matrizes

1 - Escreva um programa para ler uma matriz A de 4 linhas por 5 colunas e imprimir seus elementos.

2 - Escreva um programa para gerar aleatoriamente os elementos (menor que 100) de uma matriz B de 6 linha por 3 colunas, imprimir a matriz gerada e imprimir a matriz em ordem invertida.

3 - Escreva um programa para ler uma matriz C quadrada de dimensão N, onde N é menor ou igual a 20 e imprimir seus elementos. O usuário deve informar o número o tamanho da matriz quadrada (dimensão) e os elementos podem ser gerados aleatoriamente (menor que 100).

4 - Escreva um programa para ler uma matriz D de dimensão N x M, onde N e M não poderem ser menores que um. Gerar os elementos aleatoriamente. O usuário deve informar a dimensão (linha e coluna) e um valor máximo para elementos aleatórios. O programa efetuar todas as validações. Lembre-se de aproveitar os recursos da linguagem para facilitar as validações.

5 - Escreva um programa para ler 2 matrizes N x M (definido pelo usuário) e calcular a soma entre elas gerando uma terceira matriz.

6 - Escreva um programa para gerar aleatoriamente (menor que 25) uma matriz N x M de dimensão definidas pelo usuário. Solicitar ao usuário um valor. Imprimir a matriz gerada. Informar se o valor digitado existe na matriz, indicando a posição (linha X coluna) e no final a quantidade de ocorrências.

7 - Escreva um programa para gerar uma matriz E de dimensão N x M, determinar e imprimir o maior e o menor elemento deste conjunto, informando a posição dos mesmos.

8 - Escreva um programa para gerar uma matriz F (N x M). Criar os vetores IMPAR e PAR com a quantidade de elementos (ímpares / pares) da matriz. Imprimir a matriz e os vetores. Validar para caso não haja uma das duas possibilidades (sem elementos pares ou ímpares).

9 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada G de dimensão N. Imprimir os elementos da diagonal principal (linha = coluna).

10 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada H de dimensão N. Imprimir os elementos da diagonal secundária (linha + coluna = dimensão + 1).

11 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada K de dimensão N. Imprimir os elementos da abaixo da diagonal principal (inclusa).

12 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada L de dimensão N. Imprimir os elementos da acima da diagonal principal (exclusa).

13 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada K de dimensão N. Imprimir os elementos da abaixo da diagonal secundária (exclusa).

14 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada L de dimensão N. Imprimir os elementos da acima da diagonal secundária (inclusa).

15 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada O de dimensão N. Imprimir os elementos da abaixo da diagonal principal (inclusa) e acima da diagonal secundária (inclusa).

16 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada P de dimensão N. Imprimir os elementos da abaixo da diagonal principal (inclusa) e abaixo da diagonal secundária (inclusa).

17 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada Q de dimensão N. Imprimir os elementos da acima da diagonal principal (inclusa) e abaixo da diagonal secundária (inclusa).

18 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada R de dimensão N. Imprimir os elementos da acima da diagonal principal (inclusa) e acima da diagonal secundária (inclusa).

19 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada S de dimensão N. Imprimir os elementos da “asa da borboleta”.

20 - Escreva um programa para gerar uma matriz quadrada T de dimensão N. Imprimir os elementos da “ampulheta”.

21 - Escreva um programa para gerar uma matriz (N x M) e outra (N x P). Gerar uma terceira matriz (N x (M+P)), sendo que para cada linha concatenar suas respectivas colunas e apresentar as três matrizes.

22 - Escreva um programa para gerar uma matriz (N x M) e outra (Nx P). Gerar uma terceira matriz (N x (M+P)), sendo que para cada linha intercalar suas respectivas colunas e apresentar as três matrizes.

23 - Escreva um programa para solicitar ao usuário dimensões de uma matriz. Preencher a matriz com os elementos da sequencia de Primos e imprimir o resultado.

24 - Escreva um programa para solicitar ao usuário dimensões de uma matriz. Preencher a matriz com os elementos da sequencia de Fibonacci e imprimir o resultado.

25 - Escreva um programa para gerar uma matriz Y (N x M). Ordem os elementos da matriz de forma crescente e imprimir a matriz original e a matriz ordenada.

26 - Escreva um programa para gerar uma matriz W (N x M). Ordemos elementos da matriz de forma decrescente e imprimir a matriz original e a matriz ordenada.

27 - Escreva um programa para gerar uma matriz X (N x M). Ordenar as linhas da matriz de forma crescente e imprimir a matriz original e a matriz ordenada.

28 - Escreva um programa para gerar uma matriz Z (N x M). Ordenar as colunas da matriz de forma crescente e imprimir a matriz original e a matriz ordenada.

29 - Escreva um programa para solicitar ao usuário um valor. Este valor lido será a quantidade de elementos de um vetor. Gerar os elementos do vetor. A partir do vetor gerado, criar uma matriz, onde a quantidade de linhas será igual à quantidade de elementos do vetor e as colunas serão os valores dos elementos do vetor mais um. Com a matriz criada, armazenar na primeira coluna de cada linha o respectivo elemento do vetor criado inicialmente e os demais elementos da linha serão formados pela sequencia de Primos. Imprimir a matriz resultante.

30 - Escreva um programa para gerar uma matriz (N x M). O usuário deve informar uma faixa de valores inteiros positivos (valor inicial e valor final). O programa deve gerar aleatoriamente os elementos da matriz, respeitando a faixa de valores fornecida pelo usuário. Ao final, imprimir a matriz resultante.