Modelo padrão de formatação de documentos acadêmicos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Este modelo existe para padronizar a formatação dos documentos, portanto evite modificar a classe ou usar configurações/pacotes diferentes dos definidos.
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Assume-se que há uma instalação correta do TeX Live. Para qualquer dos sistemas operacionais mais comuns (Unix/Mac OS/Windows), basta copiar todos os arquivos disponíveis. A forma mais simples de fazer isso é baixar o arquivo ZIP e descompactá-lo em sua área de trabalho.
A criação de um arquivo PDF é simples, basta processar o arquivo principal (monografia.tex
) com o programa pdflatex
. Isso pode ser feito pela linha de comando:
cd /caminho/para/arquivos/
pdflatex monografia
Para gerar as referências bibliográficas, utiliza-se a ferramenta bibtex
:
bibtex monografia
E para gerar as referências de siglas/abreviaturas, a ferramenta makeglossaries
:
makeglossaries monografia
Para finalizar, é preciso processar tudo novamente:
pdflatex monografia
O mesmo resultado pode ser obtido usando uma interface gráfica mais amigável, como o TeXWorks, mas geralmente é preciso gerar o glossário separadamente.
Utilizando a instalação básica da versão 2.9.5105 (Windows XP 32-bit) do MiKTeX, ao abrir o arquivo monografia.tex
com o editor instalado (TeXWorks), e executando a opção padrão oferecida pdfLaTeX+MakeIndex+BibTeX
, o programa indicou a ausência de diversos pacotes; mas já oferecendo a opção de instalação destes. O pacote glossaries depende de tracklang.sty, que foi instalado pelo gerenciador de pacotes do próprio MiKTeX (após sincronização). Para gerar o glossário, é preciso instalar PERL e realizar alguns ajustes, há instruções muito claras neste link. Com a versão ActiverPerl) 5.20.2 Build 2001, a configurando a opção makeglossaries conforme as instruções, o PDF foi gerado sem problemas.
Não há suporte ativo para este projeto.
A versão disponível aqui apresenta um exemplo completo de texto usando a classe e funciona em um sistema adequadamente configurado. Tem alguma sugestão para melhorar a classe? Ótimo, contribuições são sempre bem vindas!
Uma solução popular ultimamente tem sido usar uma ferramenta online como o ShareLaTeX.
Caso queira usar o seu próprio sistema, veja cuidadosamente as seções de instalação e uso acima. Se a sua configuração está conforme e ainda assim não funciona, geralmente há algum tipo de mensagem descrevendo o problema; tente buscar soluções no Google ou em sítios especializados como o StackExchange.
Se isso não funcionar, pode tentar gerar um novo issue no projeto, que será analisado quando possível. Providencie informações para a análise/investigação (veja isso e esses aqui e ali).
O pacote babel não reconhece a conjunção aditiva e entre os autores listados no arquivo .bib
, é preciso usar a palavra and para que a formatação seja adequada.
Este modelo existe para padronizar a formatação dos documentos, portanto evite modificar a classe ou usar configurações/pacotes diferentes dos definidos. Claro, há raras circunstâncias em que algo um pouco diferente se faz necessário, nesses casos a documentação e sítios especializados são seus principais aliados.