Rafael Mateus Zimmer Techio - Engenharia de Software - Módulo 5 - Semana 1
O git é um sistema de gerenciamento de arquivos que suporta versionamento e histórico de alterações e por sua facilidade e rapidez é usado em todo o mundo para desenvolvimento de software em áreas pessoais, academicas e profissionais. Relacionado com ele, há o github, que usa o git para versionar os arquivos mas adiciona uma série de features e estrutura como armazenamento próprio, sendo um hub utilizado por boa parte da comunidade de software.
Esse relatório técnico tem como objetivo documentar passo a passo as seções de tutorial de github do site w3schools, de Get Started até Push to Branch. O link para visualizar as seções pode ser acessado aqui.
Para começar, foi necessário acessar minha conta github relacionada ao inteli e criar um novo repositório.
Seguindo o tutorial, é pedido que usemos o comando git remote add origin _url https do repositório_
mas esse comando apenas funciona se a pasta atual do terminal já tem um repositório incializado. Portanto, deve ser usado assim:
Após isso, o tutorial pede para que façamos push da branch master. O comando funcionou, mas a padronização da branch principal hoje é main, e não master, por conta disso foi criada uma nova branch. Para garantir a fidelidade com o tutorial, irei continuar usando a master como principal.
O github permite a edição de arquivos como readme em seu site. Para tal, basta clicar no ícone de lápis, editar e clicar no botão de commitar, editando as informações caso desejar.
Nessa seção, aprendi que o git pull é um comando feito por outros dois: o git fetch
e o git merge
A seguir, imagens de como os comandos funcionam, usando o git status
para avaliar:
Usando o git pull origin
:
Agora, iremos enviar as mudanças locais até o repositório usando git push
e aprendendo a usar o commit.
Nessa parte, iremos criar uma nova branch através do github:
Agora, iremos aprender como atualizar outras branchs no repositório local. Para isso, iremos usar os comandos git pull
para atualizar git branch
para listar as branchs e git checkout _branch name_
para mudar de branch.
Nessa seção, iremos criar uma branch nova:
Subir algumas alterações:
E então fazer o pull request, levando as alterações da branch update-readme para a branch-test
Como resultado após a realização dos tutoriais, pude reforçar os comandos básicos e a lógica de git: como criar um repositório, gerenciar seus arquivos, criar commits, gerenciar branchs e mergea-las.
O uso do github é benéfico para o dia a dia da área de programação pois permite uma série de funcionalidades como versionamento, histórico, co-programing e mais.