HortaDuino: Irrigação e monitoramento de uma horta escolar com ESPduino

Com a tecnologia evoluindo em uma velocidade nunca antes vista, atualmente saber programação já é quase que indispensável para acompanhar e usufruir das novas facilidades que surgem diariamente. Assim, os conceitos relativos à lógica computacional estão sendo introduzidos para as crianças e jovens cada vez mais cedo, principalmente em países desenvolvidos. Porém, mesmo com um crescente número de iniciativas que auxiliam no ensino de programação nas escolas, os professores (ou tutores) ainda enfrentam alguns desafios na hora de transmitir os conhecimentos da lógica computacional e, a escolha de uma abordagem didática adequada, pode fazer toda diferença, tanto para quem está ensinando, quanto para os alunos que estão aprendendo.

Desta forma, recursos como as placas de prototipagem de hardware e eletrônica podem ser grandes facilitadores na construção de uma boa didática para o ensino de programação, já que possibilitam explorar tanto a criatividade do aluno para "construir" uma solução, quanto dar "vida" e movimento a esses recursos físicos por meio da programação. Isso possibilita que se explore não somente conhecimentos relacionados à programação, mas também à integração desses com o ambiente no qual a escola e o aluno estão inseridos.

Pensando nisso, o "HortaDuino" surge com o intuito de explorar o ensino de programação por meio de um projeto de irrigação e monitoramento de uma horta escolar, ambiente que possui um grande potencial interdisciplinar e que, por meio da utilização de sensores e atuadores da plataforma ESPduino, fornece uma infinidade de possibilidades para criação de atividades que mostrem as aplicações práticas do "poder" da programação no cotidiano dos alunos. O HortaDuino, é embasado em uma pesquisa detalhada sobre as melhores opções de materiais e ferramentas para esse tipo de proposta, bem como, em um cuidadoso planejamento da melhor forma de integrar os recursos de ensino de programação disponíveis atualmente. Todo esse trabalho que deu origem a proposta do HortaDuino foi tema de um trabalho de graduação do Curso de Ciência da Computação da UFSM e está disponível para consulta.

A seguir, são descritas todas as etapas para a replicação da ideia do HortaDuino, desde os materiais necessários, a explicação detalhada da integração dos sensores com os atuadores até a criação dos códigos para o ESPduino.

Sumário



Agradecimentos

Agradecemos à Escola Marista Santa Marta, pela parceria e disponibilização do ambiente para que fosse possível o desenvolvimento deste trabalho. Agradecemos, também, aos professores e tutores do programa extensionista "Clube de Computação para o Público do Ensino Médio e Fundamental" da Universidade Federal de Santa Maria, pelo auxílio nas atividades desenvolvidas durante as visitas à Escola Marista Santa Marta.






Materiais necessários ( >> )