/controle-seus-tweets

Conjunto de scripts simples que usam o pacote tweepy para baixar todos os tweets e likes de um usuário no Twitter. Também contém scritps que permitem remover as publicações feitas e favoritadas.

Primary LanguagePythonGNU Lesser General Public License v3.0LGPL-3.0

controle-seus-tweets

Conjunto de scripts simples que usam o pacote tweepy para baixar todos os tweets e likes de um usuário no Twitter. Também contém scritps que permitem remover as publicações feitas e favoritadas.

O plano aqui não é coletar dados em grande escala, mas permitir que pessoas que não têm muita intimidade com programação consigam acessar, sem muita dificuldade, tudo o que publicaram na rede social.

O que cada programa faz?

  • download_user_tweets.py: baixa todos os tweets de um usuário em formato CSV, juntamente com algumas informações como data, número de RTs e número de curtidas
  • download_user_likes.py: baixa todos os likes de um usuário em formato CSV, juntamente com informações sobre o tweet original
  • delete_my_tweets.py: deleta todos os tweets do usuário que foram publicados antes de uma data estipulada.
  • delete_my_likes.py: deleta todos as curtidas do usuário que aconteceram antes de uma data estipulada.

Modo de usar

Para quem manja um pouquinho de programação

Simplesmente clone o repositório, ajuste as credenciais em credentials.py e rode os scripts a partir do terminal. Viva! ✨

Para leigos

1. Antes de mais nada, você precisa ter o Python 3 instalado em sua máquina. Se não tem , o primeiro passo é instalar isso aqui!

2. Depois, você precisa baixar esse repositório – ou seja, essa pasta – para o seu computador. Clique no botão "clone or download", em verde, e baixe o arquivo no formato ZIP. Descompacte em um lugar de sua preferência – sugiro a área de trabalho.

3. Agora, substitua os trechos entre aspas simples que estão no arquivo credentials.py com as suas credenciais de acesso à API do Twitter.

Não sabe o que isso significa? Calma! Essas credenciais são quatro senhas necessárias para acessar os dados por trás do Twitter.

Antes de tudo, você precisa pedir acesso ao sistema de desenvolvedores da rede social. Você consegue fazer isso aqui.

Depois, você precisa criar um app, o que vai gerar os códigos necessários (eles devem parecer algo como "xSsbxEa2812313xaer").

Aí é só colocar cada um deles em seu devido lugar no arquivo.

Não mexa em mais nada por lá (nem nos outros arquivos)!

3. Você vai precisar mexer no terminal de comando do computador. Sem medo! Apenas abra o aplicativo Terminal, caso use Mac ou Linux, ou o Prompt de comando, caso use Windows.

4. Agora que você está na famosa telinha preta, precisamos caminhar até a pasta onde os arquivos que você baixou estão salvos. Digite o comando cd seguido do caminho onde você salvou a pasta. No meu caso, salvei a pasta na área de trabalho do Mac e tive de escrever o seguinte:

cd ~/desktop/controle-seus-tweets/

No Windows, geralmente é algo assim:

cd C:/Users/SeuNomeDeUsuarioAqui/Desktop/controle-seus-tweets/

Uma maneira simples de descobrir o caminho completo é abrir as propriedades da pasta.

5. Precisamos instalar algumas coisinhas que os programas que eu escrevi exigem. Na telinha preta, digite pip install -r requirements.txt e aperte enter. Um monte de letras vão pular na sua tela: são outras instalações. Não se preocupe: nada disso vai derreter seu computador. Espere tudo terminar.

6. Agora só falta rodar os programas! Para executar o script que baixa os likes de um usuário no formato de tabela, por exemplo, é só só digitar o seguinte no terminal e apertar enter:

>> python download_user_likes.py

Siga as instruções que aparecem na tela, informando o nome de usuário. Uma nova pasta chamada downloads vai surgir com um novo arquivo dentro dela. Para baixar os tweets, é a mesmíssica coisa, apenas substituindo o comando por python download_user_tweets.py

O processo para deletar seus tweets ou likes também é semelhante.

>> python delete_my_tweets.py

Aperte enter e siga, novamente, as instruções na tela, informando o seu nome de usuário e, dessa vez, a data limite. Todos os tweets (ou likes) que você publicou antes dela serão permanentemente deletados.

Deu ruim? Tente digitar python3 em vez de python. Ainda deu ruim? Abra um issue e me conte o que está acontecendo!

7. Se você quiser fazer as operações de novo, só precisa seguir esse tutorial a partir do 4º passo.

8. Que tal aproveitar que você tem o Python instalado agora e aprender programação?

Notas importantes

Por enquanto, os scripts só conseguem acessar os 9999 likes mais recentes de um usuário. Se você quer coletar mais do que isso, sinto muito :/