/slang-league-of-legends

Algumas Gírias do League of Legends

MIT LicenseMIT

slang-league-of-legends

Algumas Gírias do League of Legends

Feedar: Significa morrer várias vezes, porém pode ser utilizado de outras maneiras, como feedado, feedando, feedei e por ai vai. Vem do inglês feed que significa alimentar e fomos dando o jeitinho brasileiro de verbalizar o conceito.

Trash Talk/Rage: Normalmente usado quando um aliado ou adversário está xingando os jogadores, seja ele da sua equipe ou da adversária.

Red/Vermelho: Termo utilizado para citar o bônus que o Rubrivira (monstro neutro da selva) disponibiliza ao ser feito.

Blue/Azul: Termo utilizado para citar o bônus que o Azuporã (monstro neutro da selva) disponibiliza ao ser feito.

Ward: São as sentinelas, porém chamadas também de Ward. Existe o termo Wardar que é muito comum quando você pede ou avisa para um aliado que irá colocar uma sentinela em algum local especifico do mapa. E para avisar para um aliado que possui uma sentinela em determinado local normalmente é utilizado “Este lugar está Wardado!”.

Sustain: Significa a capacidade de um campeão conseguir manter-se ou manter outros campeões na rota por mais tempo. Exemplo de campeões que curam e dão escudo: Soraka, Janna, Nami, Sona. Exemplos de itens que tão sustentação: Sedenta por Sangue, Hydra Raivosa, Armadura de Warmog. Counter: Por si só é o ato de se sobre sair contra algo, por exemplo: Fazer itens de Armadura contra um campeão de Dano de Ataque ou itens de Resistência Mágica contra um campeão com Poder de Habilidade.

Counter Jungle: é o ato de conseguir roubar a Selva de seu adversário não o deixando roubar a sua.

Counter de campeões: é o ato de pegar um personagem que se da melhor contra seu oponente.

Match Up: Significa o confronto em uma rota contra certo campeão. Exemplo de uma frase comum de se ler/ouvir é “O Match Up de Vayne contra Caitlyn é ruim para Vayne”.

Meta Game: Meta Game é a melhor escolha estratégica e ação que pode ser executado em um jogo naquele momento, geralmente o Meta Game é definido pelas equipes profissionais que estudam o jogo diariamente.

Peel: É o ato de proteger alguém do seu time, mais utilizado quando vamos proteger alguns dos carregadores (Meio e Atirador).

Buff: É os bônus que seus aliados te disponibilizam como, velocidade, dano, escudo, ou qualquer outro tipo de beneficio que seu personagem venha ter é considerado um buff. Os monstros neutros também disponibilizam buffs, como o Rubrivira, Azuporã, Barão, Dragão, Arauto do Vale, etc.

Debuff: Ao contrario do bônus ou buff, o debuff é tudo o que trás malefícios ao seu personagem como envenenamento, lentidão, atordoamento, entre outros. O debuff pode ser causado pelo dragão de água com seus ataques, dando o debuff de lentidão e o Barão com alguns ataques causando envenenamento, atordoamento e lentidão.

Farmar: É o ato de desferir o último ataque em tropas e mata-las, conseguindo ouro para seu campeão.

Kiting: É uma tática de andar e desferir dano a um oponente sem deixar que ele encoste-se a você, normalmente utilizado por campeões que causam dano a distancia. Também utilizam o termo Kitar que pode significar que um oponente ou aliado saíram do jogo ou que eles estão fazendo o ato de Kiting, então preste atenção no contesto da frase para não entender erroneamente.

Last Hit: Ato de desferir o último golpe em tropas ou campeões adversários para abatê-los, conseguindo assim uma quantia maior em ouro.

Mia: É usado para avisar se um inimigo saiu de sua rota e isso serve para seus aliados ficarem em alerta para não tomarem uma emboscada de seus oponentes. Re: Pouco utilizado, porém não custa cita-lo aqui. Aviso quando um oponente retorna a rota depois de ter sumido (ou “mia”).

Dive: É o ato de entrar no alcance da torre e tomar dano dela para matar determinado inimigo.

Backdoor: O ato de invadir base do time inimigo de uma forma inesperada para levar um objetivo e/ou finalizar o jogo.

Leash: Normalmente utilizado por jogadores da Selva, para pedir ajuda a seu time, para conseguirem matar algum monstro neutro no inicio da partida.

Poke/Harass: Ato de desferir poucos ataques em seu adversário para que ele fique com a vida baixa e encher seu saco incomoda-lo.

Zoning: Ato de ficar a frente das tropas adversárias e não deixar o oponente matar suas tropas, o fazendo perder ouro e experiência.

Silence: A tradução literal é silenciar, mas isso significa que um inimigo ou aliado silenciado não poderá utilizar nenhuma habilidade a não ser ataques básicos.

Stun: Significa que algum aliado/oponente está atordoado, ou seja, impossibilitado de utilizar habilidades, ataques básicos e andar.

Slow: Significa que algum aliado/oponente está com velocidade de movimento comprometida (lentidão).

Hook: Significa puxar ou agarrar algo, normalmente utilizada para citar algumas habilidades de campeões específicos como Thresh e Blitzcrank.

Bush: São as gramas dos mapas de League of Legends, possibilitando emboscadas em oponentes.

Fog: É o ato de perder a visão de um oponente.

**Lane:**Utilizada para falar sobre as rotas do jogo como, Top lane, Mid lane e Bot lane.

CC: “Crowd Control” ou controle de multidão, são algumas habilidades que os campeões possuem para desferir lentidões e atordoamentos.

BG: Normalmente utilizado no final do jogo para dizer “Bad game” ou Jogo Ruim.

GG: Também utilizado no final do jogo para dizer “Good game” ou Bom Jogo.

WP: Sigla para “Well Played” que significa Bem Jogado.

GJ: Sigla para “Good Job” que significa Bom Trabalho, normalmente utilizado quando algum jogador do seu time faz uma bela jogada ou ajuda sua equipe em algo.

GL HF: Sigla para “Good Luck, Have Fun” que traduzido literalmente significa Boa Sorte, Divirta-se.

CD: Sigla para “Cooldown” que significa Tempo de Recarga.

Gank: Utilizado normalmente por jogadores da selva quando vão fazer alguma emboscada em uma das rotas.

Roaming: Parecido com o gank, porém utilizado quando algum campeão sai da sua rota de origem para ajudar outra.

MR: Sigla para “Magic Resist” que significa Resistência Mágica.

AD: Sigla para “Attack Damage” que significa Dano de Ataque.

AP: Sigla para “Ability Power” que significa Poder de Habilidade.

Skillshot: São habilidades de campeões que não são teleguiadas e precisam da mira do seu mouse para acertar os oponentes.

ACE: Utilizado pelo próprio jogo para dizer que uma equipe toda está morta.

Rushar: Basicamente é utilizar todos seus recursos para alcançar um determinado objetivo, seja matar um campeão ou destruir uma estrutura, uma frase de exemplo seria “Rusha esse Dragão”.

TF: Está sigla pode ter dois significados dependendo do contexto, pode significar o campeão “Twisted Fate”, assim como pode significar “Team Fight” ou traduzindo, batalha em grupo.

FW: Sigla para “Free Week” são os campeões gratuitos de determinadas semanas.

AFK: Sigla para “Away from Keyboard” ou Longe do Teclado, significa que o aliado ou oponente está fora do jogo ou ocupado.

Troll: Definição para um jogador que está jogando mal propositalmente.

MB: Sigla para “My Bad” que significa Minha Culpa, utilizado normalmente como se fosse um pedido de perdão e reconhecendo que foi erro seu.

Rage Quit: É quando algum jogador sai do jogo de proposito, semelhante ao Troll.

Ban: Significa literalmente banimento ou o ato de banir.

Split push: É o ato de puxar uma rota para tentar levar estruturas do time adversário, enquanto seu time se encarrega de segurar os oponentes sem começar uma batalha em grupo.

Minions: Nome utilizado para as tropas do jogo League of Legends.

**Waves:**Em alguns jogos utilizam este termo para algumas habilidades de certos personagens, já em League of Legends é utilizado para Ondas de Tropas em determinadas rotas ou agora que você já está aprendendo melhor os termos pode dizer Wave de Minions em determinadas Lanes :).

OP: Sigla para “Over Power” normalmente utilizada para dizer que algo ou alguém está muito poderoso.

Smurf: Normalmente são contas secundarias feita por jogadores que já possuem um alto nível de jogabilidade.

Engage/Desengage: O Engage é utilizado em League of Legends como o ato de começar uma luta com seu oponente, assim como Desengage é o ato ao contrario, ou seja, sair da batalha.

Role: Role é qual posição você joga, por exemplo: “Eu jogo de ADC/Atirador/Carregador”, logo eu jogo na Role atirador.

Ty: Sigla para “Thank You” que significa Obrigado.

Knock Up/Knock Back: É definido também como um Controle de Grupo ou CC. O Knock Up joga um campeão para cima e o Knock Back é jogar o campeão para frente ou para trás.

Blind: É o ato de ficar cego ou cegar alguém com a habilidade de alguns campeões.

Fear: A tradução literal é Medo, porém isso também é um tipo de CC/Controle de Grupo que alguns campeões têm em suas habilidades.

KS: Sigla para “Kill Stealing” é utilizada quando um jogar “rouba o abate do seu oponente” e também significa "Kill Security" utilizada quando o aliado perde o alcance do inimigo quase morto e algum outro o finaliza para garantir o abate!. Top/Mid/Bot/Jungle: São as Rotas/Lanes do jogo League of Legends, também conhecidas como Topo, Meio, Inferior e Selva.

Kill: Tradução literal de abate ou morte.

IP: Sigla para “Influence Points” que é o dinheiro fictício do LoL.

RP: Sigla para “Riot Points” que é o dinheiro fictício do LoL, porém só é possível tê-lo comprando-o com dinheiro real.

Snowball: A tradução literal seria Bola de Neve, é dado quando um campeão ou alguma equipe começa ficar forte e apenas cresce durante o jogo, causando o efeito Snowball.

DPS: Sigla para “Damage per Second” que significa Dano por Segundo, normalmente utilizada por habilidades que causa o Debuff de envenenamento.

TP: Sigla para Teleporte, que é uma magia de invocador utilizada dentro do jogo.

ULT: Abreviação de “Ultimate”, nome dado para a última e mais forte habilidade de um campeão.

Range: Tradução literal de “Alcance”, utilizado normalmente para falar sobre o Range alto de um campeão ou de uma torre.

Melee: Diferente do range é algo ou um campeão que ataca corpo-a-corpo.

Bait: Esse termo é utilizado quando um jogador serve de isca para que o inimigo acredite e então caia em sua Emboscada/Gank ou Roaming.

Power Spike: O termo é utilizado para especificar o momento em que determinado campeão alcança o ápice de seu poder.

DC: Sigla de “Disconnect” ou desconectado.

Burst: Normalmente utilizado quando acontece uma explosão de dano. Alguns exemplos de campeões que causam isso com suas habilidades são: Annie, Zed, Katarina, LeBlanc, Syndra, Veigar, etc.

Freezar a Lane: É o ato de você não avançar sua rota. E como você faz isso? Apenas de os Últimos Ataques nas tropas ou Last Hits nos minions, assim deixando sua Lane parada onde ela está. Muito eficiente para não tomar Ganks/Emboscadas ou não deixar seu oponente pegar ouro e experiência.