Projeto-site-wattpad

Tarefas a realizar:

-Escolher o objetivo do site. c -Encontrar referências para o desenvolvimento. c -Observar e avaliar concorrentes para encontrar vantagens e desvantagens. c -Escolher e definir o público-alvo. c -Nomear o site. -Decidir a melhor forma de organizar o site para que possua uma aparência amigável e fácil de utilizar. c -Fazer um esboço da aparência. c -Criar um fluxograma para indicar como as páginas vão se conectar. c -Desenvolver cada componente do site para facilidade de uso e modificação. c -Testar a viabilidade e organização. c

Definidos:

-Objetivo: desenvolver um site que permita ao usuário criar suas próprias histórias com a ajuda de diferentes ferramentas, assim como ler as histórias de outros usuários para inspiração e entretenimento. -Concorrentes: observei cerca de 27 concorrentes, percebi que apenas alguns poucos possuem uma quantidade de usuários significativa, enquanto outros caíram tanto em desuso que suas páginas não funcionam ou o domínio está a venda, ainda assim aqueles que funcionam, com excessão de 3, possui um design pouco intuitivo que dificulta encontrar qualquer coisa. Aqueles que funcionam e que tem utilização fácil são: -Wattpad: permite a leitura e escrita de histórias criadas pelos usuários, criação de coleções de livros que um usuário recomenda para outros, possui uma biblioteca privada, mostra quanto do livro você já leu para facilitar o retorno, permite receber feedback dos leitores através de comentários, permite seguir seus autores favoritos para receber atualizações, possui proteção de direitos autorais, permite ler sem conta. Desvantagens: dificulta a busca ao permitir apenas busca do título ou "tags" de histórias. -Scribd: permite a leitura e envio de histórias criadas pelos usuários; possui ampla biblioteca de livros, audiobooks, magazines, podcasts. partituras, entre outros; criar listas para ler futuramente. Desvantagens: possui uma taxa mensal para leitura com uma segunda taxa para permitir que o usuário envie seus arquivos, só permite o envio de histórias e não a escrita no próprio site, não impede o roubo de histórias por falta de direitos autorais. -Spirit fanfics: permite que os usuários publiquem suas histórias de forma rápida e fácil, sem a necessidade de colocar direitos autorias e suas histórias, possui busca por categoria e origem da história, permite postar uma história e continuar ela em outro momento. Desvantagens: só permite o envio de histórias e não a escrita no próprio site, não impede o roubo de histórias por falta de direitos autorais.

-Público-alvo: meu público-alvo seriam pessoas de todas as idades que tenham vontade de ler, criar histórias, que estejam procurando uma nova paixão, hobby ou que só queiram se distrair no tempo livre. -Aparência: decidi seguir a ideia as minhas referências de ter um tema claro com cores claras e letras escuras e um tema escuro com cores escuras e letras claras. -Referências: observei diversos sites parecidos com o meu e anotei suas similaridades, diferenças e a forma como executam seus serviços. -Esboço: criei um esboço da aparência do site, quantas páginas vai ter e como penso as conexões vão ser. -Fluxograma: com as referências que obtive observei e criei um fluxograma com cada ligação do site: entradas de login, página do usuário, explorar as categorias, comunidade, uma aba se você quer ver como o site é primeiro e a criação de histórias. As únicas ligações que não foram criadas foi a do bate-papo com outros usuários, ver listas de leitura de outros usuários e o sistema de pesquisa que eu indentifico como simplesmente sendo: você digita o que você quer encontrar e você é enviado a página "explorar" que então mostra as histórias relacionadas com sua pesquis -Componentes: para cada elemento que se repete no site ou que pode ter uma variação dependendo do modo claro ou escuro, foi criado um componente para facilitar a troca do estilo desse item ou seu uso no desenvolvimento. -Testes: enviei o site no figma para diversas pessoas com o objetivo de ver como se disponibilizava e seu uso e utilizei o feedback que recebi todas as vezes para melhorar até este ponto. -Nome: decidi chamar o site de "Timeless tales" para trazer a ideia de que são histórias que nunca vão ser perdidas e que existem fora do tempo comum por terem sido criadas para fãs por fãs.