/Processamento-Digital-de-Sinais-Financeiros

Estabelecer competências em técnicas quantitativas aplicadas ao mercado de renda variável, por meio da aplicação dos métodos de processamento digital de séries temporais.

Primary LanguageHTML

Processamento Digital de Sinais Financeiros

Estabelecer competências em técnicas quantitativas aplicadas ao mercado de renda variável, por meio da aplicação dos métodos de processamento digital de séries temporais. Nesse contexto, a disciplina inicia com a modelagem estocástica do preço, partindo para a concepção de portfólios otimizados de ativos financeiros até alcançar a codificação de indicadores e robôs de algo trading. Porém, é importante salientar que a disciplina não objetiva a formação de operadores do mercado financeiro, possuindo responsabilidade estrita à formação discente em métodos e técnicas computacionais aderentes ao mercado de renda variável.

I) Tópicos

  • Fundamentos da Análises Gráfica, Técnica e Quantitativa;
  • Modelagem Estocástica do Preço com o Movimento Browniano Geométrico;
  • Teoria do Portfólio Moderno de Markovitz;
  • Estimadores de Tendência, Reversão e Volatilidade;
  • Operações Long & Short com Cointegração;
  • Implementação de Indicadores e Expert Advisor no Metatrader;
  • Técnicas de Otimização e de Backtest;
  • Infraestrutura de Hardware e Software para Algo Trading;

II) Aulas

Aula 1 - Modelagem do Preço

A presente atividade prática abordará a modelagem estocástica do preço, somado a conceituação de volatilidade, expectativa de retorno, índice Sharpe, correlação, aplicação da clusterização k-means entre outros aspectos fundamentais e quantitativos.

Aula 1

Aula 2 - Teoria Moderna do Portfolio de Markowitz

A presente atividade prática abordará a aplicação da Teoria Moderna do Portfolio (TMP), com a identificação da fronteira de eficiência, portfolio de menor risco, de maior Sharpe e da linha de mercado de capitais. Adicionamente, a atividade envolve a identificação das correlações das principais bolsas mundiais e uma clusterização não supervisionada, com a técnica de machine learning, denominada DBSCAN.

Aula 2

Aula 3 - Indicadores Técnicos Clássicos

A presente atividade abordará um conjunto de indicadores técnicos adotados, regularmente, em estratégias de algo trading ou em operações manuais. Adicionalmente, uma análise no domíno das frequência será apresentada, para o indicador média móvel, e um desenvolvimento para predição do retorno, por meio da regressão linear e indicadores técnicos.

Aula 3

Aula 4 - Algo Trading

A presente atividade abordará um conjunto de 3 (três) estratégias didáticas de operações automáticas de compras, baseadas nos indicadores média móvel, MACD e as bandas de Bollinger. As estratégias são apresentadas no formato mais trivial possível, considerando o sentido pedagógico. Em contexto real, aspectos adicionais podem ser naturalmente incorporados, como: i) um processo de otimização regular dos parâmetros, ii) a alocação de stops, iii) a natureza da ordem (mercado/limitada), iv) o período entrada e a v) gestão do risco operacional. Complementarmente, a técnica de Machine Learning denominada de Decision Tree foi aplicada na estratégia de cruzamento de médias com o indicador RSI.

Aula 4

Aula 5 - Operações Long & Short

A presente atividade abordará operações Long & Short baseadas no spread entre pares de ações, sendo a "aposta" a diminuição do spread a partir de um determinado ponto de distorção. Diversas medidas quantitativas são possíveis na avaliação dos pares Long & Short, sendo as mais comuns a cointegração e a correlação. Na presente aula a cointegração foi determinada para a escolha dos pares do indice amplo B3, seguindo de um rank de correlação. Nesse sentido, ocorrendo a condição de entrada e os pares sendo cointegrados, os ativos são operados em posições contrárias (comprada/vendida ou vendida/comprada) conforme o contexto da distorção e sempre buscando um retorno à média ou diminuição do spread.

Aula 5

Aula 6 - Indicador VWAP Metatrader

A presente aula corresponde à concepção de um indicador funcional na plataforma Metatrader 5. Nesse sentido, o indicador de referência escolhindo foi o VWAP (Volume Weighted Average Price) que corresponde a média móvel, ponderada pelo volume, de cada barra do gráfico. Esse indicador não é nativo do MT5 e a estrutura básica apresentada poderá ser adotada por outros indicadores customizados.

Aula 6

Aula 7 - Expert Advisor MT5

Nessa aula é apresentado um robô funcional desenvolvido em mql5-Metatrader, em código aberto, com a estratégia de reversão à média. Nesse sentido, o indicador VWAP (aula 6) foi aplicado para determinação dos pontos de entrada, a partir de uma distância da média de referência, e também de saída por meio do retorno/cruzamento na média VWAP. Outras funcionalidades foram incoporadas, como: stops, horários operacionais, modo daytrade, um painel de informações, modos de preenchimento de ordem entre outras possíbilidades. Algumas funções foram indicadas no EA para serem desenvolvidas pelos alunos, como: ordem limitadas, funções de teste e restrição do número de operações.

Aula 7

Aula 8 - Conexão MT5 Python A presente atividade aborda o artigo "Integração do Metatrader 5 e Python: Recebendo e Enviando Dados"

apresentado por Maxim Dmitrievsky. Alguns comentários e poucas modificações foram inseridas buscando facilitar o entendimento durante a apresentação em classe. A solução corresponde ao estabelecimento de uma comunicação via socket (IP:Port) no qual o metatrader enviar para o Python os preços de fechamento de N períodos e o Python, por meio do método "LinearRegression" do módulo "sklearn.linear_model", realiza o cálculo da regressão linear e retorna para o MT5 os pontos da reta. Em seguida, no Metatrader os pontos recebidos são utilizados para a contrução da curva de regressão no período desejado. Contudo, o potencial dessa relação (MT5-Python) possuí seu principal fundamento em permitir o uso das inúmeras soluções de Machine Learning disponibilizada no ambiente Python por meio de bibliotecas como: Scikit-learn, XGBoost, Keras entre outras.

Aula 8.1 Aula 8.2

III) Aulas Extras

Aula Extra 1 - Modelos ARCH e GARCH para estimação de volatilidade/ Em construção

Aula Extra 2 - Long & Short com resído estacionário e cointegração/ Em construção

IV) Bibliografia

  1. Ali N. Akansu and Mustafa U. Torun. 2015. A Primer for Financial Engineering: Financial Signal Processing and Electronic Trading (1st ed.), Academic Press.
  2. John F. Ehlers. 2004. Cybernetic Analysis for Stocks and Futures: Cutting Edge DSP Technology to Improve Your Trading (1st ed.), John Wiley & Sons, Inc.
  3. Robert Prado. 2008. The Evaluation and Optimization of Trading Strategies (2nd ed.), John Wiley & Sons, Inc.
  4. Yves Hilpisch. 2014. Python for Finance: Analyze Big Financial Data (1st ed.), O’Reilly Media, Inc.
  5. Andrew R. Young. 2013. Expert Advisor Programming for Metatrader 5: Creating Automated Trading Systems in the Mql5 Language (1st ed.), Edgehill Publishing.