/learning-istio

Material de estudo do Istio

GNU General Public License v3.0GPL-3.0

learning-istio

Foi combinado com a LinuxTips, via email, a publicação deste repositório como uma forma de contribuir com a comunidade e ajudar na atualização do material do curso. O próprio Jefferson Fernando, representante da LinuxTips, começou a divulgação deste repositório junto à comunidade neste grupo no Telegram.

Esta documentação foi gerada durante o estudo do curso Descomplicando Istio da LinuxTips, como uma forma de aprender a usar o Istio e os conceitos de Service mesh.

É recomendado ter um bom domínio sobre orquestração de conteinêres com Docker e Kubernetes antes de começar a estudar o Istio. Os links citados nas referências podem ajudar nisso. Você também pode aprender através dos cursos Descomplicando Docker e Descomplicando Kubernetes.

Para fins de aprendizado, o Kubernetes foi provisionado manualmente em instâncias EC2 utilizando o kubeadm para entender os requisitos de rede, hardware, software e o funcionamento dos componentes do Kubernetes e Istio.

Em ambientes de teste, homologação e produção, que ficam na cloud, é uma boa ideia utilizar serviços gerenciados como: EKS, GKE, AKS, DOKS, entre outros. Em ambientes on-premisses, o k0s e o kubeadm podem ser utilizados.

Em ambientes de desenvolvimento é uma boa ideia utilizar o kind, microk8s, k3d ou minikube. Este repositório de Rafael Peroco cria um cluster Kubernetes utilizando o kind e inicia vários serviços. Ele dá a opção de usar o Service Mesh com o Istio e o Linkerd.

Configurações do Ambiente

As versões dos softwares utilizados foram:

  • Docker: 25.0.2
  • Kubernetes (kubeadm): 1.29.1
  • kubectl: 1.29.1
  • Helm: 3.12.3
  • Istio: 1.20.2

Day 1

Veja os comandos aqui

Day 2

Veja os comandos aqui

Day 3

Veja os comandos aqui

Day 4

Veja os comandos aqui

Security group/firewall

Para o Kubernetes e o Istio funcionarem corretamente, foi necessário liberar um conjunto de 40 portas no security group associado as instâncias EC2, citados nos prints do diretório images.

Fonte:

Rules of security group - part 1

Rules of security group - part 2

Rules of security group - part 3

Referências