O ambiente criado integra o 3cx PBX em um container Docker na rede local, permitindo comunicações de voz via Internet por meio de SIP trunks. Os usuários podem se conectar ao PBX para fazer e receber chamadas, facilitando a comunicação interna e externa da organização.
# INICIAR
docker build -t 3cx:latest .
docker run -d --privileged --name 3cx --network=host -p 5001:5001 -p 5060:5060 -p 5061:5061 -p 5090:5090 -p 5091:5091 -p 5015:5015 3cx
Atente-se para que a opção --network=host esteja na linha de comando, pois é importante que o contêiner utilize a interface de rede da máquina para se conectar ao SIP Trunk.
docker exec -it 3cx /bin/bash
# INSTALAÇÃO
apt install 3cxpbx -y
# Após a instalação, continue o processo no ambiente web para configurar os serviços do PBX com as informações da licença e da rede.
# RE-COLOCAR REPOSITÓRIO CASO NÃO PUXE AS INFORMAÇÕES DO REPOSITÓRIO DO DEBIAN
echo "deb http://deb.debian.org/debian/ bullseye main" >> /etc/apt/sources.list
echo "deb-src http://deb.debian.org/debian/ bullseye main" >> /etc/apt/sources.list
# ATUALIZAR
apt update
apt upgrade -y
-
Privilegio e Mapeamento de Recursos: É necessário conceder ao contêiner permissões elevadas (como
--privileged
) e mapear volumes específicos para permitir o controle do sistema pelo systemd dentro do contêiner. -
Complexidade e Overhead: Executar systemd em um contêiner pode adicionar complexidade e sobrecarga. Porém o sistema 3CX PBX funciona apenas com systemd, por isso, configure corretamente para não haver sobrecarga.
-
Monitoramento e Logging: Certifique-se de que os logs do systemd estejam configurados corretamente para que você possa monitorar e depurar problemas dentro do contêiner.