/satcfe

Abstração do acesso ao equipamento SAT

Primary LanguagePythonApache License 2.0Apache-2.0

Documentation Status Latest version Supported Python versions Development status License Join the chat at https://gitter.im/base4sistemas/satcfe

Projeto SATCFe

This project is about SAT-CF-e, a system for autorization and transmission for fiscal documents, developed by the Secretariat of Finance from state of São Paulo, Brazil. The entire project, variables, methods and class names, as well as documentation, are written in brazilian portuguese.

Head over to SAT-CF-e official web site for more information (in brazilian portuguese only).

Este projeto refere-se à tecnologia SAT-CF-e desenvolvida pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e faz parte de um grupo de cinco projetos que resolvem problemas específicos, mas relacionados.

Especificamente, este projeto é uma abstração para acesso às funções da biblioteca SAT que é fornecida pelos fabricantes dos equipamentos. Para maiores informações, consulte a documentação do projeto.

Se estiver procurando meios para imprimir um extrato do CF-e-SAT, o Projeto SATExtrato pode ajudar.

Exemplo de Uso

Este é um exemplo básico de uso, sobre como consultar o equipamento SAT conectado e configurado no computador local:

>>> from satcfe import BibliotecaSAT
>>> from satcfe import ClienteSATLocal
>>> cliente = ClienteSATLocal(
...         BibliotecaSAT('/caminho/para/libsat.so'),  # ou DLL no Windows
...         codigo_ativacao='12345678')
...
>>> resposta = cliente.consultar_sat()
>>> print(resposta.mensagem)
'SAT em Operação'

Para conectar e configurar o equipamento SAT você deverá seguir as orientações do fabricante. Normalmente utiliza-se um equipamento SAT fabricado especificamente para desenvolvimento. Para aprender mais sobre a utilização desta biblioteca, consulte a documentação. Se precisar de ajuda, você pode recorrer à sala de chat do projeto no Gitter.

Desenvolvimento e Testes

Configure o ambiente de desenvolvimento:

$ git clone git@github.com:base4sistemas/satcfe.git
$ cd satcfe
$ python -m venv .env
$ source .env/bin/activate
(.env) $ pip install -r requirements/dev.txt

Para facilitar a execução dos testes e não correr riscos de executar certos comandos em um equipamento real (mesmo que seja um equipamento para desenvolvimento), os testes podem ser executados contra uma biblioteca de simulação, chamada de mockuplib, que acompanha o projeto.

Primeiro compile a biblioteca de simulação (você irá precisar das ferramentas GNU Make e GNU GCC) e então execute tox contra as versões de interpretadores disponíveis no seu ambiente:

(.env) $ make mockuplib
(.env) $ tox

Ou apenas execute pytest diretamente, para executar apenas os testes que não invocam a biblioteca do fabricante:

(.env) $ pytest

Um outra maneira, é executar pytest diretamente contra a biblioteca de simulação, que será compilada imediatamente antes de invocar os testes:

(.env) $ make testall

Existem muitas outras configurações e opções avançadas de testes para desenvolvimento desta biblioteca no Wiki ou na documentação do projeto, caso esteja interessado neste tópico.