Este repositório documenta as atividades realizadas durante o Open Data Day 2020, em edição realizada pela Open Knowledge Brasil em parceria com o Goethe-Institut, em São Paulo.
Apresentações que aconteceram na parte da manhã:
Com Lara Mesquita e Guilherme Russo, cientistas políticos do CEPESP da FGV
Download da apresentação.
Com Ariane Alves e Fernanda Campagnucci, da Open Knowledge Brasil
Exposição do site.
Com Marcelo Soares, jornalista de dados, fundador da Lagom Data
Download da apresentação.
Com Pedro Markun, coordenador de inovação do mandato da deputada estadual Marina Helou (Rede)
Download da apresentação.
Depois das palestras, as participantes fizeram um "toró de ideias" de problemas e desafios a explorar nas bases de dados. Abaixo, as propostas que surgiram e os grupos que se formaram para trabalhar com os dados.
- Cruzamento da base de dados de CNPJ (da Receita, tratados pelo Brasil.io) com dados sobre parlamentares (Site da Câmara dos Vereadores e da ALESP) para encontrar vínculos entre sócios de empresas e os mandatos de deputados estaduais e de vereadores, incluindo funcionários; esse cruzamento pode ser feito com doadores de campanha (base do TSE e CEPESP Data)
- Adaptação da aplicação de mapas do CEPESP.Data (ver aqui para eleições municipais, explorando a relação entre zona eleitoral e setor censitário;
- Explorando a API – [Cepesp.Data](disponível em R e Python; há boa documentação disponível aqui (“Como começar”)
- Exploração dos dados abertos de eventos realizados na Alesp (Agenda)
- Análise da distribuição geográfica dos votos para compreender a presença e influência dos parlamentares no nível local; quais deputados têm área de influência dispersa em todo o estado? Quantos estão concentrados em uma ou mais regiões?
- Análise geográfica do destino dos recursos de emendas da ALESP (dica: começar com casos que se imagina a relação clara)
- Faltas (ausência) de deputados e vereadores em comissões e votações em plenário
- Documentação das barreiras e
- Documentação dos resultados das atividades #ODD2020
- Formular pedidos – LAI (ex: incentivos fiscais)
- Comparação entre dados de recadastramento para implementação da biometria e os dados de cadastro do TSE (2018 foi o ano com maior recadastramento, há variação por estado e dentro dos estados, como SP)
- Análise dos nomes de urna, por ex., para ver quantos se apresentam como "Pastor" (funções get_elections, get_candidates funcionam)
- Análise textual das proposições (temas que se sobressaem) e vínculos econômicos (doações/sócios de empresas);
- Análise dos relatórios de fiscalização do Tribunal de Contas do Município