/meupacoter

Como desenvolver meu primeiro pacote R

Primary LanguageR

meupacoter

O objetivo do pacote meupacoter é ensinar a como desenvolver pacotes R usando o RStudio. Mostraremos muitas ferramentas úteis para o desenvolvimento de pacotes, como desenvolver interfaces gráficas ao usuário, a internacionalização de pacotes para outros idiomas, criação de websites, criação de vignettes, e muito mais.

Onde meupacoter foi apresentado?

O meupacoter já foi apresentado em palestras, seminários e minicursos sobre desenvolvimento de pacotes. Contudo, só a partir de 24 de novembro de 2020 é que o pacote ficou disponível no repositório Github.

Vejam alguns locais que o meupacoter já foi ou está sendo apresentado:

Data Local Tema Apresentação
08-09/12/2020 UFJF - Juiz de Fora/MG (Brasil) Minicurso: Como desenvolver seu primeiro pacote R rbuilgingpack-ufjf.pdf[1]
20/08/2020 UFSJ - São João del-Rei/MG (Brasil) Seminário: Desenvolvimento de pacotes em R
26/08/2013 UFLA - Lavras/MG (Brasil) Seminário: Desenvolvimento de pacotes em R
05/02/2013 UFLA - Lavras/MG (Brasil) Minicurso: Desenvolvimento de pacotes em R

Instalação

O meupacoter ainda não está disponível no CRAN.

Mas a versão em desenvolvimento no GitHub pode ser instado como segue:

# install.packages("devtools")
devtools::install_github("bendeivide/meupacoter")

Exemplos de pacotes que podem ser estudados

Estamos em fase de desenvolvimento de alguns pacotes que já apresentam algumas opções avançadas, tais como, interface gráfica ao usuário, internacionalização, dentre outras opções. Seguem os pacotes via GitHub:

Nossos pacotes sobre o CRAN:

Livros em desenvolvimento

O estudo em desenvolvimento de pacotes R tem nos gerado esforços para repassarmos essas experiências. Isso porque em algumas situações, a solução de alguns problemas não foram encontrados facilmente. Diante disso, apresentamos alguns projetos de livros em desenvolvimento, com versões prévias em desenvolvimento, em versão de projeto realmente.

    

  1. Para executar os vídeos desse arquivo, deve ser visualizado pelo Adobe Reader, e ter o plugin do Adobe Flash player instalado