Olá, Meu nome é Bruno Padilha e trabalho como engenheiro de software desde o começo de 2020.
Eu me formei em engenharia mecânica no final de 2018 e acabei ficando alguns meses sem conseguir emprego como engenheiro mecânico, com isso acabei decidindo migrar para área de desenvolvimento de software. E muitos amigos acabam sempre me perguntando o que eu fiz para começar a trabalhar com desenvolvimento. Então decidi fazer este repositório para mostrar um roadmap para você se tornar um desenvolvedor até mesmo sem faculdade.
Lembre-se que cada um tem sua particularidade de vida e de assimilação de informação, pode ser que você demore mais ou menos do que eu demorei, e não considere tudo isso como verdade absoluta, veja também outras opiniões.
Lembre-se também que trabalhar com desenvolvimento de software não precisa só se amarrar em ficar no computador, é se amarrar em resolver problemas, mas com a linguagem do computador.
As dicas aqui vão estar focadas em javascript que é a linguagem que eu me especializei.
Pegue um cafezinho e vamos lá!
Uma parada que eu acho absurdamente massa na área de desenvolvimento de software é de você participar de comunidades de desenvolvimento, lá você vai poder encontrar pessoas de diversas senioridades, conversar com elas e ver de perto para onde o mercado está tendendo a ir. Aqui na comunidades.tech você vai encontrar um repositório de comunidades espalhadas por todo o Brasil e pode facilmente encontrar uma pertinho de você.
Também existem comunidades online e uma que eu indico demais é a Impulso.network onde acontecem diversos meetups, oportunidades de empregos e chats de diversas tecnnologias para você tirar dúvidas.
Crie um github logo no primeiro dia dos seus estudos e coloque exatamente tudo que você estiver aprendendo lá. Github é uma ferramenta de versionamento de código usado por quase todas as empresas e vai ser muito importante você saber usar. Além disso, é uma "rede social" de códigos onde recrutadores e outros desenvolvedores vão poder ver seus códigos e vai se tornar uma espécie de currículo. Perceba que cada dia que você coloca um código no github, o dia preencherá com um quadradinho verde como mostrado na imagem abaixo. Isso vai mostrar que pelo menos tem alguma experiência codando.
Aqui você poderá fazer um curso gratuito de Git e Github para iniciantes.
Você vai encontrar bastante material no Youtube que fala sobre tecnologia, códigos e muito mais. Não hesite em se inscrever e começar a consumir os conteúdos.
Estes são os canais que eu sigo:
Eu acabo sempre indicando começar pelo material totalmente GRATUITO do Curso em vídeo, mais precisamente no curso de Javascript que vai te dar uma base maneira do que vai vir pela frente na sua vida, como funciona o desenvolvimento de um site e tudo mais.
Eles também tem outros cursos interessantes como o de algoritmos e lógica de programação e também o curso de Python.
Quando estiver se sentindo confortável, vá tentando fazer os desafios do HackerRank.
Agora que passou da etapa inicial, é imprescindível que você pegue alguns conceitos mais a fundo sobre orientação a objetos, arrays e métodos. Para isso o material da cod3r, mais precisamente o curso Web Moderno encontrado na udemy. Aqui você vai pegar conceitos massas que usará sempre, é um ótimo curso onde você poderá olhar sempre que tiver dúvidas.
Você também pode usar estes dois sites para usar como pesquisa/estudos: w3schools.com e o developer.mozilla.
Bootcamps são cursos que você fará em um determinado tempo, geralmente 3 meses, bastante puxados e chegará bem perto do que é colocado em prática no mercado de trabalho. Sei que são caros, ainda mais se você estiver desempregado, mas vale muito a pena, tendo em vista o cashback que você vai ter quando conseguir um emprego. Um bootcamp que eu indico muito, e que sai por volta de R$ 2000,00 ~ R$ 3000,00 é o da Rocketseat que foi o que eu fiz e valeu muito a pena, lá você vai aprender: NodeJS (backend), ReactJS (frontend) e React Native (app). Sem falar que o curso é sempre atualizado e sua conta é vitalícia.
Até hoje no dia a dia do meu trabalho utilizo coisas que aprendi com eles, e é claro que tive que continuar me atualizando depois de concluir o curso.
Caso seja muito caro para sua renda, pode também fazer cursos mais em conta e que valem demais como o da Origamid, que é muito voltado para o frontend e design. E também sempre vi feedbacks bacanas do React.js Ninja.
Acho super válido fazer uma faculdade de sistemas de informação, ciências da computação ou engenharia de software, principalmente para fazer network, mas faculdade vai durar alguns anos da sua vida.
Tem esse repositório pelo qual sou apaixonado, onde reúne vários cursos GRATUITOS de faculdades no exterior e que completa uma grade de uma faculdade de ciência da computação. É também uma boa oportunidade de ir aprimorando seu inglês.
Quando eu estava começando a estudar, eu tentava seguir esse roadmap que vai te mostrar uma caminho para você ser um desenvolvedor completo. Depois de estudar esses cursos que indiquei, você vai notar que você já preenche bastante desse caminho.
Lugares que eu acho muito bacanas de procurar vagas são o LinkedIn e o Programathor.
No github também pode encontrar vagas como no react-brasil/vagas e no backend-br/vagas. Também tem esses dois que eu conheço de vagas remotas fora do Brasil, o remote-jobs e o awesome-remote-job.
Você não consegue emprego? Não desanime, coloque em prática tudo que você sabe ajudando em projetos open source, faça desafios de vagas de emprego, vá subindo tudo no github e postando no LinkedIn. Em algum momento alguém irá te notar.
Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado.
Caso você goste de ler, tem alguns livros muito importantes que você pode estar lendo, aqui estão os que eu li e gostei bastante, vou tentar ir atualizando enquanto vou lendo mais.
- Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software - Robert C. Martin
- 14 Hábitos de Desenvolvedores Altamente Produtivos - Zeno Rocha
- O Programador Apaixonado: Construindo uma carreira notável em desenvolvimento de software - Chad Fowler
Não hesite em entrar em contato comigo para conversar.