/CHALLENGE-STELLANTES

Criar o modelo lógico para uma solução tecnológica que tenha como objetivo a prevenção de acidentes urbanos e melhorar a mobilidade da população.

CHALLENGE-STELLANTES

Criar o modelo lógico para uma solução tecnológica que tenha como objetivo a prevenção de acidentes urbanos e melhorar a mobilidade da população.

Smart Mobility & Technology Solutions

A mobilidade é um fator central em todas as sociedades. Ela tem sido cada vez mais discutida no mundo. Por meio dela, podemos aumentar o acesso à educação, saúde, moradia, trabalho e lazer.

Segundo a ONU, 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de tráfego e mais de 50 milhões ficam feridas. Mais da metade desses acidentes ocorre em áreas urbanas.

Estima-se um total de 11 bilhões de viagens diárias ao redor do mundo. Reduzir em 1% o número de acidentes significa impactar positivamente as famílias, diminuir a pressão nos sistemas de saúde e gerar uma sociedade melhor.

Figura 1 – Cenários esperados para participação futura dos modos de transporte | Fonte: UI/TP (2022)


Algumas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionados à mobilidade estão listadas a seguir:

3.6 Até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas.

No Brasil, em 2015 ocorreram 19 mortes de trânsito para cada 100 mil habitantes. Em 2019, essa taxa reduziu para 15 mortes a cada 100 mil habitantes, mas ainda está longe da meta do ODS.

11.2 Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

Alguns dos dados relacionados a essa meta estão apresentados a seguir:

Figura 2 – Indicador nacional BR 11.2.1: proporção vivendo num raio de 1 km de distância de terminais e estações de transporte de média e alta capacidade – RMs (2010) | Fonte: Brasil (2018)

Figura 3 – Indicador nacional BR 11.2.2: proporção de deslocamentos casa-trabalho realizados a pé ou de bicicleta em áreas urbanas – Brasil (2013) | Fonte: IBGE (2014b)

Figura 4 – Indicador nacional BR 11.2.3: proporção do orçamento familiar comprometido com transporte público nas áreas urbanas – Brasil e UFs (2008-2009) | Fonte: IBGE (2011)


O conceito de mobilidade vai além do transporte de pessoas e cargas. Quando bem planejada e implementada, a mobilidade promove mais segurança, qualidade de vida e bem-estar, redução de agentes poluidores, mais conexão, velocidade e redução de custos, proporcionando um futuro mais sustentável e uma sociedade mais inclusiva.

Carros autônomos, drones, barcos e aviões não tripulados, semáforos e ruas inteligentes, trens, metrôs, smart bikes e outras tantas tecnologias podem tornar as cidades mais sustentáveis, eficientes e inteligentes, melhorando a qualidade de vida das pessoas e otimizando os recursos da nossa sociedade. O movimento das Smart Cities e os ODS da ONU são motores que impulsionam essas melhorias, e a tecnologia é o grande vetor de transformação.

Caminhos menos congestionados, locais mais seguros, redução dos deslocamentos, redução de acidentes, diminuição de perdas de mercadorias por transportes, melhor escoamento das cadeias produtivas são algumas das possibilidades que uma mobilidade mais inteligente, limpa e eficiente pode nos proporcionar.

Drones, robôs urbanos, veículos autônomos, digital twins, soluções de inteligência artificial, computação quântica, big data e projetos mobile nos auxiliam a encontrar soluções para os problemas de mobilidade urbana, rural e industrial.

Os drones, sem as restrições das ruas e avenidas, podem ser os primeiros a chegar ao local de uma situação de emergência, por exemplo, ajudando a salvar vidas em resgates e emergências médicas. Além disso, eles chegam rápido a regiões remotas e inacessíveis ou regiões cujo acesso por rodovias é difícil.

Os veículos autônomos, incluindo carros, ônibus e até caminhões, vão mudar completamente a maneira como a sociedade lida com o trânsito e com a mobilidade. Hoje, mais de 80% da frota de veículos encontra-se ociosa (estacionada) na maior parte do dia. Colocar todo esse patrimônio em uso não só resolverá diversos problemas urbanos, como também otimizará os recursos existentes. Veículos autônomos e elétricos agridem muito pouco o meio ambiente e serão completamente conectados, com Wi-Fi nativo e conectividade 5G.

Até o metaverso, que mistura o mundo digital com o mundo físico – um conceito chamado mundo “figital” – e envolve a realidade virtual e a aumentada, poderá ser um aliado na construção de gêmeos digitais (digital twins), encurtando caminhos e contribuindo para soluções de mobilidade. Com esse recurso, você pode ir instantaneamente de uma cidade a outra, de um país a outro, participar de eventos e reuniões, reduzindo custos, fronteiras e dificuldades.

A inteligência artificial pode melhorar a mobilidade das pessoas por meio de técnicas de otimização e aprendizado. Seu uso na otimização do trânsito é uma realidade e muitos de nós somos beneficiados por essa tecnologia ao utilizarmos aplicativos mobile, como o Waze e o Google Maps. Com os dados disponíveis e atualizados em tempo real, esses aplicativos, auxiliados pela inteligência artificial, podem sugerir as melhores rotas e os melhores horários para iniciar uma viagem, entre outras vantagens.

Como a tecnologia e a inovação podem contribuir para a questão da mobilidade, criando novas soluções para aumentar a eficiência, reduzir os acidentes, permitir às populações um maior acesso, criando verdadeiras smart society e smart mobility?

O grupo Stellantis, parceiro da FIAP, busca soluções para uma nova realidade sustentável e vocês são os atores principais que contribuirão para essa transformação no avanço da mobilidade.

O grupo Stellantis é um grupo automotivo franco-ítalo-americano, que reúne 14 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall. O grupo está presente em mais de 130 países e conta com produção em 30 países.

O nome Stellantis é usado exclusivamente como uma marca corporativa, enquanto os nomes e logotipos das marcas constituintes do grupo permanecem inalterados.

Tarefa

Criar o modelo lógico para uma solução tecnológica que tenha como objetivo a prevenção de acidentes urbanos e busque melhorar a mobilidade da população.

Analise o modelo lógico desenvolvido e apresente três insights que sejam possíveis de se extrair por meio do modelo proposto.