Projeto individual elaborado por mim ao longo do primeiro ano de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade FIAP.
Ao longo dessa fase adquirimos conhecimentos e técnicas para iniciar um projeto ágil de desenvolvimento de uma app. Estudamos os primeiros passos na construção de um software, praticas ageis como SCRUM e tecnicas de levantamento de requisitos. Tambem fomos desafiados a elaborar o Documento Visão, a partir do Modelo de Moore (Elevator Pitch), que dará origem ao Product Backlog do nosso projeto; e desenvolver nosso primeiro draft de User Story Mapping.
Ainda na Fase 1, desenvolvemos o Termo de Abertura do Projeto e construimos a infraestrutura necessaria para que o desenvolvedor (eu | aluno) possa elaborar todo o restante. Dessa forma, instalei os seguintes softwares: Java SDK, Eclipse, Apache Tomcat, Oracle SQL Data Modeler e SQL Developer, Python, Postman, Visual Studio Code e NodeJS
As atividades seguintes serão dispostas em ciclos de duas a quatro semanas (Sprints). Ao final de cada Sprint entregaremos algo ao nosso cliente, representado pelo PO (nesse caso, o tutor da turma).
Docs:
- Documento Visão (Elevator Pitch)
- User Story Map
- Termo de Abertura - Formulario de Definicao da Infraestrutura do Projeto
Ao longo da Fase 2 avançaremos com a documentação do projeto do sistema. Aprenderemos mais sobre gerenciamento de tempo e custos e construiremos o protótipo do sistema Fintech, na forma de wireframes ou desenhos para definir como serão as telas.
Nessa fase iniciamos os estudos com a linguagem python e fomos desafiados a resolver diversos problemas reais utilizando a linguagem. Alguns dsses desafios e as resoluções elaboradas por mim podem ser visualizadas na pasta Exercícios em Python-FIAP.
Para prosseguir com o desenvolvimento do nosso sistema, começamos a compreender o UML, a linguagem visual para modelagem de sistemas, a partir do Diagrama de Casos de Uso. Além da modelagem gráfica, entendemos a importância da descrição textual chamada documentação de casos de uso.
Na sequência aprendemos conceitos importantes de UX e desenvolvemos as primeiras telas da Fintech utilizando a ferramenta de design Figma
Docs:
Modelagem e estruturação de Banco de Dados: Modelo de Entidade de Relacionamento, Agregação, Normalização, Modelo Físico. Entendemos como utilizar um banco de dados, seus métodos e boa práticas de como armazenar os dados.
Manipulação de dicionários e arquivos com Python. Ao longo dessa fase continuamos desenvolvendo habilidades em lógica de programação com a linguagem Python.
Docs:
O grande objetivo dessa fase é abordar a visão de sistema, ou seja, a camada de programação mais proxima da interface do sistema com o usuário. Trabalhamos também com a conexão com os usuários através de chatbots utilizando IBM Watson.
Nessa fase trabalhamos com a tríade base do desenvolvimento Web: HTML5, CSS3 (com Bootstrap) e Javascript. Também utilizamos os comandos do Git para controle de versão.
Essa fase corresponde à Programação Orientada a Objetos. Um dos principais objetivos desta fase é a programação com Java, aplicando o conhecimento no desenvolvimento do sistema Fintech.
Nessa fase são aprendidas técnicas para materializar os modelos em estruturas físicas. Utilização do SGBD Oracle, recuperação de dados, exploração da linguagem Java e tratamento de exceções, boas práticas de programação e integração da aplicação ao banco de dados.