/t800-sbrc2022

Ferramenta de firewall e benchmark para IoT

Primary LanguageC

T800: ferramenta de firewall e benchmark para IoT

Pré-requisitos

Antes de executar o benchmark com o T800 no sistema da ESP32, os seguintes softwares devem estar instalados na sua máquina:

Como instalar

Para nossos experimentos, o dispositivo utilizado foi a ESP32. É válido ressaltar que as portas TCP 6767, 6768 e 5001 não podem estar sendo utilizadas pelo Sistema Operacional durante a execução dos experimentos. Caso elas estejam sendo utilizadas, essas configurações podem ser alteradas utilizando idf.py menuconfig.

Para instalar o componente t800 e suas dependências no ESP-IDF do seu sistema, execute o script install.sh.

Para configurar a rede em que o experimento vai ser executado, entre na pasta iperf-benchmark e execute idf.py menuconfig. Altere os valores no menu Example Connection Configuration para a SSID e a senha da sua Wi-Fi.

Em seguida, para subir a aplicação para a ESP32, conecte-a por USB à sua maquina, então encontre a porta que ela está conectada e, por fim, execute idf.py flash -p <PORTA_DA_ESP32>. Execute 1 vez a aplicação, com idf.py -p <YOUR_ESP32_PORT> monitor, para que a ESP obtenha um IP na sua rede e finalize essa execução com ctrl+[.

Finalmente, para poder executar o benchmark, execute idf.py menuconfig e altere as configurações em Benchmark Configuration para incluir o IPv4 da máquina atacante e da ESP32. Então:

  1. Rode sudo python attacker.py em uma janela de terminal
  2. Rode idf.py -p <YOUR_ESP32_PORT> flash monitor em outra janela de terminal, em paralelo.
  3. Depois de realizar o experimento, um arquivo data.csv será gerado com todos os dados coletados durante o experimento.

Obs: Durante o experimento o pino D5 será 0 quando o experimento não estiver rodando e 1 durante sua execução.