Guia de instalação Oracle-JDK-11
Baixar | Preparação | Instalação | Teste | Desinstalação | Conclusão
Este guia foi criado com base na versão 11.0.11 do JDK e no Ubuntu 20.04-lts e alguns passos podem não funcionar em outras distribuições ou mesmo em outras versões do Ubuntu.
Sigua este guia com cuidado se atentando aos detalhes como a versão dos pacotes (11.0.11 / 11.X.XX), que podem variar dependendo de quando está vendo este guia.
Para esta instalação vamos usar o pacote compactado .tar.gz disponível no site da Oracle que é o formato mais usado para esta instalação.
Clique para ir a pagina de download
Nesta página você precisara aceitar os termos de uso, e caso não tenha uma conta Oracla o cadastro será requisitado antes do download.
Fique atento para baixar o arquivo correto para a arquitetura do seu processador, onde o padrão da maioria é o X64.
Antes de prosseguir com a instalação vamos precisar instalar algumas dependências antes.
A primeira é o software-properties-common para habilitar a instalação de software de terceiros. Uma vez que o JDK disponibiliazado pela Oracle não pode ser obtido atravez do repositório oficial do Ubuntu.
INPUT:
sudo apt install software-properties-common
Em seguida baixamos a chave de assinatura, para o software que vamos instalar logo em seguida. Essa chave é usada para verificar se o software é válido.
INPUT:
sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys EA8CACC073C3DB2A
Agora vamos adicionar um PPA, que é basicamente um repositório extra que irá nos fornecer pacotes/softwares que não estão disponíves por padrão, quando tentamos fazer uma instalação via apt por exemplo.
OBS: copie apenas um comando por vez.
INPUT:
sudo add-apt-repository ppa:linuxuprising/java
sudo apt update
Agora que já baixamos o pacote do JDK ele deve se encontrar disponível na sua pasta de Downloads. Copie o arquivo para sua pasta pessoal.
Uma vez tendo copiado o arquivo para a sua pasta pessoal abra o terminal ctrl + alt + t, e vamos criar um novo diretório para onde copiaremos novamente o arquivo do JDK.
INPUT:
sudo mkdir -p /var/cache/oracle-jdk11-installer-local/
É importante que a pasta criada tenha exatamente o mesmo nome especificado no comando acima oracle-jdk11-installer-local e esteja criada no mesmo diretório /var/cache/ pois o intalador que executaremos em passos seguintes neste guia, usa esta pasta como referência para buscar o pacote contendo o JDK que baixamos.
Agora vamos copiar o packote que está na pasta pessoal para o diretório que acabamos de criar. Lembre de verificar o comando abaixo, pois nele escrevemos exatamente o nome do arquivo da pasta pessoal, onde dependendo de quando estiver executando esse guia o JDK pode estar em uma versão acima da expecificada neste guia que é a 11.0.11 e caso a sua seja diferente, terá que alterar o comando abaixo.
INPUT:
sudo cp jdk-11.0.11_linux-x64_bin.tar.gz /var/cache/oracle-jdk11-installer-local/
Lembra que disse que o PPA disponibiliza novos pacotes para baixarmos? é neste passo que ele será necessário para instalação do oracle-java11-installer-local que é um script disponibilizado pela Oracle para instalação/configuração do Oracle-JDK.
Durante o processo de instalação aparecerá uma caixa de diálogo com os termos de uso da Oracle para aceitar, para selecionar o Ok use as teclas direcionais do teclado e a barra de espaço para confirmar.
Apos essa primeira tela de seleção aparecerá uma nova tela contendo duas opções de escolha Yes / No selecione Yes e confirme.
OBS: as caixas de diálogo só aparecerão caso seja a primeira vez que está executando está instalação. mas não se preocupe se não aparecer.
INPUT:
sudo apt install oracle-java11-installer-local
Com isso o JDK11 já deve estar instalado e configurado no seu sistema.
Caso tenha mais de uma versão do JDK instalado pode usar o update-alternatives --config para alternar entre eles. Este passo pode servir de garantia para saber se o processo de instalação correu bem.
INPUT:
sudo update-alternatives --config java
Caso tenha apenas uma versão do JDK instalada no sistema, aparecerá uma mensagem informando que só existe uma alternativa.
OUTPUT:
Existe apenas uma alternativa no grupo de ligação java (que disponibiliza /usr/bin/java: /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java
Nada para configurar.
Mas caso tenha outros instalados aparecerá uma listagem com todos os packotes Java conhecidos pelo sistema, e pedirá que escolha qual usar.
OUTPUT:
Existem 2 escolhas para a alternativa java (disponibiliza /usr/bin/java).
Selecção Caminho Prioridade Estado
------------------------------------------------------------
0 /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java 1111 modo automático
1 /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-amd64/bin/java 1111 modo manual
* 2 /usr/lib/jvm/java-11-oracle/bin/java 1091 modo manual
Pressione <enter> para manter a escolha actual[*], ou digite o número da selecção:
Apos todo esse processo poderá executar o comando java -version no terminal e se tudo correu bem aparecera algo como:
OUTPUT:
java version "11.0.11" 2021-04-20 LTS
Java(TM) SE Runtime Environment 18.9 (build 11.0.11+9-LTS-194)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM 18.9 (build 11.0.11+9-LTS-194, mixed mode)
Se decidir remover o Oracle-JDK-11 instalado por este guia basta desinstalar o pacote oracle-java11-installer-local.
INPUT:
sudo apt remove oracle-java11-installer-local
Espero ter ajudado alguém com esse guia e se encontrou algum problema ou tem algo a acrescentar sinta-se avontade.
