AED_TrabPratico1

Atividade de Aula – Primeiro Trabalho Prático Disciplina AED – Análise Estatística de Dados

Contexto Neste trabalho, teremos a oportunidade de interagir com software estatístico, exercitando práticas similares àquelas apresentadas no Capítulo 7 da disciplina. Inicialmente, iremos exercitar os conceitos de Regressão Linear. E, na sequência, os conceitos de Controle Estatístico de Processos. Para isso, os grupos buscarão uma base de dados própria sobre a qual serão aplicadas as técnicas.

Atividades

  1. Prática de Regressão Linear

Passo A) Selecionar uma base de dados – cada grupo deverá pesquisar uma base de dados com no mínimo 100 (cem) ocorrências e que contenha pelo menos duas variáveis linearmente correlacionadas entre si, ou seja, a variação de uma delas depende linearmente da variação da outra. Cada grupo deve organizar estes dados em uma planilha Excel, preferencialmente.

Passo B) Selecionar o software estatístico com o qual prefere desenvolver o trabalho (sugestão: R Studio).

Passo C) Seguir o seguinte roteiro de Regressão Linear: Inspeção visual nos dados. Carregar os dados na ferramenta estatística; Plotar o gráfico de dispersão entre as duas variáveis; Comandar a regressão linear; Avaliar o coeficiente de determinação r2; Plotar a reta de regressão, juntamente com os pontos originais; Fazer pelo menos 3 (três) predições e comentar.

Passo D) Documentar a atividade – documentação deve conter: Contexto dos dados – a que utilização prática se referem; Planilha de dados; Gráficos gerados, com comentários; Coeficiente de determinação r2; Comandos/código utilizado.

  1. Prática de Controle Estatístico de Processos

Passo A) Selecionar uma base de dados – cada grupo deverá pesquisar uma base de dados com no mínimo 100 (cem) ocorrências e que contenha pelo menos uma variável com comportamento gaussiano, ou seja, com variações aleatórias em torno de um valor alvo. Cada grupo deve organizar estes dados em uma planilha Excel, preferencialmente.

Passo B) Selecionar o software estatístico com o qual prefere desenvolver o trabalho (sugestão: Excel ou R Studio).

Passo C) Seguir o seguinte roteiro de Controle Estatístico de Processos: Inspeção visual nos dados; Carregar os dados na ferramenta estatística; Plotar o gráfico da variável versus tempo; Plotar o histograma da variável e comentar sobre o comportamento Normal (ou Gaussiano); Especificar o tamanho dos subgrupos e montar o vetor de médias (X_bar) e o vetor de ranges (R); Calcular os limites de controle LSC (limite superior de controle), LC (linha central) e LIC (limite inferior de controle); Montar a carta de controle plotando os limites e as amostras.

Passo D) Documentar a atividade – documentação deve conter: Contexto dos dados – a que utilização prática se referem; Planilha de dados; Vetores de média (X_bar) e range (R); Gráficos gerados, com comentários; Tamanho escolhido para os subgrupos; Fórmulas e valores dos limites de controle calculados; Comandos/códigos utilizados (quando aplicável).